A tradição está viva e cantaram-se as Janeiras no Município de Castro Marim

Cultura

Para assinalar e celebrar o Dia de Reis, um pouco por todo o concelho de Castro Marim reuniram-se grupos de convivas e foram de porta em porta cantar as Janeiras, uma manifestação de que esta tradição se mantém viva no território.

A freguesia de Odeleite foi percorrida por dois grupos, um informal, oriundo da Alta Mora, e pelo Grupo de Cantares de Odeleite. Todas as povoações da freguesia foram visitadas, procurando-se sobretudo quebrar o isolamento das pessoas que vivem nas povoações mais afastadas.

Já a Associação cultural Amendoeiras em Flor fez cumprir a tradição na área litoral do concelho, tendo percorrido ontem as ruas de Altura e hoje as de Castro Marim, cultivando o espírito de família e de fraternidade que se vive nesta quadra.

Não deixar esquecer esta tradição oral do canto das Janeiras, um dos domínios mais ricos do Cancioneiro Popular Português e ainda com grande expressividade no Algarve, é outro dos objetivos destas iniciativas. Nestes cantares encontramos todo o espírito popular e muita criatividade, onde se alternam loas religiosas com quadras populares de louvores e escárnios, no caso de não se darem as “janeiras”.