Turistas suecos descobrem saberes tradicionais na Casa de Odeleite

Esta quinta-feira, um grupo de 40 turistas de nacionalidade sueca visitou a Casa de Odeleite, para conhecer a história e a memória daquela antiga casa agrícola, o­nde ficaram a saber como se faz o bom pão caseiro cozido em forno de lenha. Descobriram a arte da empreita de palma que sai das mãos calejadas das mulheres do Baixo Guadiana e degustaram a rica gastronomia local.

Esta ação levada a cabo pela NovBaesuris insere-se na estratégia delineada pela empresa municipal, que visa a promoção e a dinamização deste espaço singular da aldeia presépio, junto dos operadores turísticos da região algarvia que se deslocam a Odeleite, durante esta época, para caminhar pelos percursos pedestres da freguesia.

Para a empresa municipal NovBaesuris, a aposta nas artes, saberes e gastronomia do concelho, através da confeção tradicional de pão, da mostra de empreita de palma, bem como da prova gastronómica, surge como um elemento diferenciador na oferta turística e que propicia aos visitantes uma experiência única sobre os saberes das gentes do interior serrano.

Adquirida pela Câmara Municipal de Castro Marim em 1999, a Casa de Odeleite foi, nas primeiras décadas do século XX, um importante entreposto comercial e a casa mais rica da freguesia, comercializando essencialmente frutos secos, como a alfarroba, a amêndoa e o figo, mas também a azeitona e os cestos de cana, oriundos dos montes em redor da aldeia. É um edifício particular no contexto da arquitetura da Serra ao articular uma série de casas de matriz serrenha, com um edifício de dois andares e motivos Arte Nova.