Unidade Móvel de Saúde, mais do que uma nova viatura, médico em casa

Saúde

Castro Marim recebeu hoje uma nova Unidade Móvel de Saúde, Um investimento de 75 mil euros realizado pelo Município e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional (PO) CRESC Algarve 2020.

A primeira Unidade Móvel de Saúde nasceu em Alcoutim, pelas mãos do atual autarca de Castro Marim, Francisco Amaral, o mesmo que em 2014 implementou neste concelho a primeira UMS com médico.

Atualmente a UMS serve diariamente uma centena de povoações dispersas e isoladas no interior do concelho de Castro Marim, levando cuidados médicos ao domicílio de uma população mais vulnerável e frágil, promovendo um acompanhamento mais assíduo e próximo, com um maior tempo para a avaliação da situação clínica, permitindo integrar o doente na sua realidade habitacional, familiar e social. 

A nova UMS de Castro Marim é fruto da candidatura «Unidades de Saúde Móveis de Proximidade», apresentada pela ARS em parceria com os municípios da região, com taxa de comparticipação de 80%.

“Este é um trabalho de importância ímpar, que é desenvolvido em articulação com a St. Casa da Misericórdia de Castro Marim e com os serviços de saúde locais. Representa também uma otimização de gastos, uma vez que muitas vezes são evitadas as idas e os internamentos hospitalares”, refere o médico e autarca Francisco Amaral, salientando o “trabalho único e afetuoso desenvolvido pelas médicas Helena Gonçalves, Isa Frazoa e Suzana Valsassina, que são sobejamente conhecidas e queridas pela população local”.