VATe em Castro Marim com “Sibí e Pip – Uma Viagem entre as Palavras de Pessoa”

Cultura

O “VATe – Vamos Apanhar o Teatro” esteve esta semana em Castro Marim com a peça “Sibí e Pip – Uma Viagem entre as Palavras de Pessoa”, que foi apresentada a todos os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas, numa iniciativa da ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve) apoiada, desde a sua criação, pela Câmara Municipal de Castro Marim.

Um pássaro maluco, Sibí, e Pip, o secretário do pequeno Pessoa, levam-nos numa viagem pelas palavras do poeta. São eles, juntamente com outros personagens que vão sendo trazidos por textos como “Os Ratos”, “O Poema Pial”, “O Menino que tinha um chapéu ou o Comboio Descendente”, que apresentam às crianças as tais Palavras Brincadas de Pessoa.

Depois do teatro, as crianças participam num ateliê onde se exploram as personagens inventadas por Fernando Pessoa para trabalhar.

Pelas contingências impostas pela pandemia, o teatro decorreu este ano em contexto de sala, mais amplo que o habitual autocarro.