Comemorações do 25 de Abril em Castro Marim

Vários locais
Data:
23 Abril 2021 a 26 Abril 2021

É sabido que em Portugal a liberdade sai à rua em Abril e este ano as celebrações da histórica Revolução dos Cravos ganham um significado especial, por coincidirem também com uma nova fase do processo de desconfinamento no âmbito da pandemia COVID-19.

Neste que é o 47º aniversário da Revolução 25 de Abril, Castro Marim tenta resgatar um pouco da cultura e da vida em comunidade que tivemos que sacrificar nos últimos meses, respeitando as contingências ainda vigentes.

Das comemorações faz parte o regresso da iniciativa “Um Livro Roubado”, que assinala o Dia Mundial do Livro (23 de abril) e que concilia este período de desconfinamento com a nova abordagem de comunicação da Biblioteca Municipal de Castro Marim, que se pretende mais aberta e próxima da comunidade.

No dia solene, 25 de abril, após o Hastear da Bandeira (9h00) com a Banda Musical Castromarinense, a Praça 1º de Maio volta a ser palco da tradicional Largada de Pombos. Para evitar ajuntamentos, a autarquia castromarinense vai transmitir as celebrações online (www.facebook.com/municipio.castromarim). Ao longo do dia, a Banda Musical Castromarinense vai percorrendo as principais localidades do concelho com a arruada do 25 de Abril.

O grande momento do dia está guardado para as 19h, com um concerto online de Pedro Jóia, apresentação do seu novo álbum “Zeca”, um dos mais conceituados guitarristas portugueses num tributo a dos maiores nomes da música nacional, Zeca Afonso.

E se foi a música que deu início à Revolução dos Cravos, é também a música que tenta agora quebrar o isolamento da população do concelho que vive mais isolada. O projeto é do CLDS 4G “Castro Marim (COM)Vida” e chama-se “A Música Bate à Porta”. E bate mesmo. Agora integrado nas comemorações do 25 de abril, o projeto leva dois acordeonistas a percorrerem as ruas dos montes com tradicional música portuguesa. Com regras muito restritas naquilo que é o contacto interpessoal no contexto pandémico, é permitido que se juntem as pessoas do mesmo agregado familiar.

Durante toda esta semana, a Bibliomóvel leva também um pouco de abril e distribui cravos e poemas de liberdade às populações que vai visitando.

Por último, o repto que a autarquia lança à comunidade, uma caminhada pela liberdade! Para se juntar ao movimento “Respirar Liberdade”, basta inscrever-se no Gabinete de Apoio ao Munícipe (nº 281 510 778), onde lhe será oferecida uma t-shirt. Esperamos pelas suas partilhas (fotografias/vídeos) no facebook ou instagarm - #municipio_castromarim.

Organização:

Câmara Municipal de Castro Marim