Santo António:
Nascido em Lisboa como Fernando de Bulhões em 1191, St. António foi um evangelizador. Depois de passar por Marrocos, mudou-se para Itália, onde se distinguiu como orador e pregador, ganhando a fama de santo e de sábio. Foi também lá que morreu, a 13 de junho de 1231 e não tardou até ser canonizado, menos de um ano depois. A data da sua morte é hoje o dia da celebração de St. António, ponto alto das festas dos Santos Populares, com o seu ex-líbris em Lisboa, mas um pouco espalhadas por todo o país e já muito enraizadas também aqui no concelho de Castro Marim.
St. António é um dos santos favoritos dos portugueses e um dos mais populares da Igreja Católica. Desde 1934 que é padroeiro de Portugal, juntamente com a Imaculada Conceição, de acordo com o designado pelo Papa Pio XI. Sob a sua “alçada” estão os barqueiros, os marinheiros, os náufragos, os viajantes, os velhos, os pobres e oprimidos, as solteiras, as grávidas, as estéreis e os namorados.
Sobre a Ermida de St. António | Revelim de St. António:
Restaurada desde 2011, a Ermida de St. António localiza-se no Revelim de St. António, um forte de menores dimensões, mas de importância estratégica vital já que servia para controlar o curso do rio Guadiana. A Ermida é uma construção barroca, de boa qualidade arquitetónica, com uma capela-mor quadrangular, delimitada por fortes pilares-cunhais. Todo este complexo histórico, construído no início da Guerra da Restauração (1640-1668), foi alvo de uma requalificação, denominada “Reabilitação da Colina do Revelim de St. António”. O Revelim de St. António, nas suas muitas valências, mas com destaque para o Centro Interpretativo do Território, o Moinho de Vento e a Ermida de St. António, é hoje um dos pontos de interesse turístico mais importantes da vila, para além de ser palco de inúmeros eventos culturais.
Mais informações em https://cm-castromarim.pt/site/conteudo/revelim-de-sto-antonio/m2

Câmara Municipal de Castro Marim e Paróquia de São Tiago de Castro Marim