Apresentação | Masterclass “O Sistema”
O artista Jonathan Uliel Saldanha apresentará o seu trabalho no Centro Cultural Casa Grande em Ayamonte, depois de ter passado esta semana em residência no Moinho das Pernadas, Odeleite.
Vibração, linguagem e timbre são elementos que participam da invenção da música. Partindo da prática composicional de Jonathan Uliel Saldanha, esta masterclass abordará os vetores fundamentais que atravessam a sua obra: a contaminação do corpo pela paisagem, a mutação da linguagem, a pressão sonora dos sistemas sonoros, o ritmo como catalisador temporal e a alteridade do hiper-presente. A partir de uma seleção de peças sonoras (para coro, ensemble, eletrónica e club), será feita uma análise da sua cosmologia (carne) e contorno plástico (pele), construindo um espaço de reinvenção da escuta. Explorando os mecanismos dramatúrgicos e cibernéticos que operam os vetores de mutação entre o corpo ressonante, o sangue tecnológico, a contaminação por espectros sonoros e o sonho sintético.
Biografia
Na fronteira entre as artes sonoras e as visuais, o compositor e encenador Jonathan Uliel Saldanha investiga áreas de intersecção entre estes territórios artísticos, explorando tensões entre o sintético e a paisagem. Suas criações são repletas de referências a espaços naturais, que o artista transporta para espaços artificiais. O trabalho de Jonathan Uliel Saldanha já passou por vários contextos de programação como o CCB, Palais de Tokyo, Culturgest e Teatro Municipal do Porto, ou festivais como Unsound, Le Guess Who?, Sónar ou Primavera Sound.

The Beekeepers, com o apoio da Direção Geral do Património Cultural e Municípios de Castro Marim e Ayamonte | Parceria com Companhia das Culturas, Casa Independente, Heden e Salmarim