INSCRIÇÕES ABERTAS até dia 10 fev. (para geral@teatrodovestido.pt ou através do número 91 838 88 78)
Desde Março de 2022, o Teatro do Vestido tem passado tempo no concelho de Castro Marim, em observação, escuta e estudo. Procurando mapear o território, as pessoas e as suas histórias, a Companhia deseja contribuir para um arquivo comunitário de memórias “pequenas e esquecidas”, acompanhando o esforço das associações locais nesse sentido.
A formação "Resgatar Memórias, Inscrever Memórias" inscreve-se neste projeto de contributo para a autorreflexão artística sobre o território.
Ao longo de cinco dias – entre 13 e 17 de Fevereiro – a equipa do Teatro do Vestido – Joana Craveiro, Estêvão Antunes e Tânia Guerreiro – acompanhados da historiadora Alice Samara, trabalharão com artistas, investigadores, professores, alunos de artes e pessoas no geral interessadas na pesquisa documental, para criar objetos artísticos a partir da observação etnográfica, da recolha de histórias de vida, objetos, documentos e da observação da paisagem e das memórias que aí residem.
Em horário pós laboral, a formação será acompanhada pela partilha com os participantes de várias metodologias e ferramentas utilizadas pelo Teatro do Vestido na sua prática de criação artística ao longo dos últimos 20 anos, nomeadamente no campo do teatro documental, acompanhada de uma incursão teórica e prática sobre as metodologias da história oral.
