Terra de Maio no Azinhal – 18 a 20 de Maio

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Azinhal, decorre, de 18 a 20 de maio, no Centro Multiusos do Azinhal, a 5ª edição da “Terra de Maio”.

Gastronomia, produtos tradicionais, sal de Castro Marim, vinhos do Algarve, artesanato, equitação, folclore e música tradicional portuguesa constituem o programa da “Terra de Maio”, que é uma homenagem aos sabores e à sabedoria da terra e, ao mesmo tempo, um contributo para a promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia.

A abertura da 5ª Feira “Terra de Maio” acontece, dia 18, sexta-feira, às 17.00 horas, seguida de uma arruada pela Banda Musical Castromarinense, numa saudação aos visitantes, produtores e expositores do certame.

Às 19.00 horas, tem lugar a apresentação do livro “Levantamento Etnobotânico na Reserva do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António”, da autoria do biólogo André Carapeto.

No sábado, a jornada dedicada ao Mundo Rural inicia às 10.30 horas com o seminário PROVERE – “Agricultura – Uma oportunidade”, com a participação do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Eng. Fernando Severino.

Já com as atividades permanentes em desenvolvimento e a animação musical, que serão uma constante ao longo dos dias do certame, às 16.30 horas, abre o “Laboratório de Gostos” do Pólo da Escola de Hotelaria do Algarve, em Vila Real de Santo António, o­nde será feita a apresentação e degustação de produtos tradicionais.

Mais tarde, será a vez da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos do Algarve realizar a Prova de Vinhos, na qual os visitantes poderão apreciar vinhos das melhores castas da região, seguindo-se um dos grandes momentos da “Terra de Maio”, entre as 19.00 e as 20.00 horas, que é a operação de Marketing “Live Cooking” com os Chefs de cozinha, Pedro Mendes e Guram, que irão confecionar pratos elaborados, a partir de produtos da terra, temperados com sal marinho e flor de sal de Castro Marim.

A fechar um dia requintado nos gostos e nos aromas, sobem ao palco da “Terra de Maio”, o grupo Nem Truz Nem Muz, com a participação especial de Amélia Janes, para um concerto às 22.00 horas. Domingo, dia 20 de Maio, o último dia da 5ª Feira da “Terra de Maio”, tem início, às 10.00 horas, o Passeio Pedestre do Azinhal – “Uma Janela para o Guadiana” , a partir do Largo de Santa Bárbara. Às 15.30 horas, haverá uma Mostra de Pratos Típicos e Degustação de Atum pela Confraria do Atum de Vila Real de Santo António.

Nesta tarde, em que os frutos do mar vão estar à mesa da “Terra de Maio”, a Cooperativa Formosa apresenta “Vila de Amêijoas” uma técnica tradicional de confecionar ameijoas a partir de uma base em chapa, recebendo o calor libertado por uma laje.

Quase no fecho do certame, destaca-se a realização de um espetáculo de fado, com as participações dos fadistas Pedro Viola e Aurora Gonçalves. A 5ª edição da “Terra de Maio” tem atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas ao público de palmo e meio como os ateliês do burro e do pão, a descoberta das espécies florestais, a equitação e os jogos tradicionais.

No âmbito das atividades permanentes, os visitantes poderão tomar contacto com stands de caça e pesca e, ainda, experimentar um simulador de tiro.

“A Terra de Maio” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Azinhal e tem a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, da Entidade Regional do Turismo do Algarve (ERTA), da Escola de Hotelaria do Algarve, da Associação Qualifica, da Confraria de Enófilos e Gastrónomos do Algarve, da Confraria do Atum de Vila Real de Santo António, da Associação Odiana e da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL).

Mais informações em http://cm-castromarim.algarvedigital.pt/TerraMaio/