25.ª edição dos Dias Medievais em Castro Marim: A afirmação da marca, da excelência e diferenciação na recriação histórica em Portugal

Cultura

O Castelo, o Forte de S. Sebastião e as ruas da vila de Castro Marim voltaram a regressar ao passado entre os dias 21 e 25 de agosto com os Dias Medievais, que este ano assinalaram a 25.ª edição e acolheram novamente milhares de pessoas.

Durante estes cinco dias mais emocionantes e aguardados da agenda cultural de Castro Marim e do Algarve, as artérias da vila foram invadidas por reis e rainhas, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres e ainda criaturas demoníacas e mágicas.

Os Dias Medievais em Castro Marim assinalaram os 750 anos da construção do Castelo, com a participação especial Guérande, cidade francesa geminada e cujo executivo esteve presente, e de Cortegana, através de presença política e artesãos daquela vila espanhola.

Considerados como uma das maiores e melhores recriações históricas do país, os Dias Medievais em Castro Marim continuaram a apostar no rigor e a garantir segurança e qualidade, que são os estandartes deste evento.

Esta foi uma edição que primou pelo reforço de segurança privada e militar, por vários dispositivos de intervenção médica rápida, bombeiros e um estruturado sistema de comunicação, para a proteção dos visitantes, além da presença de vários técnicos equipados com desfibrilhadores, que percorrem todo o recinto, para que se possa reduzir o tempo de socorro sempre que haja uma necessidade de desfibrilhação cardíaca.

Por ser uma efeméride simbólica, esta 25.ª edição dos Dias Medievais em Castro Marim ofereceu aos seus visitantes novas experiências e alguns registos diferentes e marcantes como o espetáculo de encerramento diário com tecnologia e projeção sobre a história do Castelo em videomapping.

O Forte de S. Sebastião, com nova iluminação e respeitando a contemporaneidade histórica, teve uma afluência nunca antes vista, podendo, para além do deslumbre da paisagem e cenário, assistir diariamente à recriação de uma guarnição militar do século XVII e de um acampamento árabe na sua encosta.

O Castelo de Castro Marim acolheu, mais uma vez, as representações de mais de 45 artes e ofícios num palco único e inigualável, desde o cereeiro, hoje com 90 anos, às crianças aprendizes da Tecelã, num cenário vivo.

Além de grandes espetáculos como os torneios medievais a cavalo, que foram diariamente um elemento de atração para os visitantes, estavam patentes as exposições de Instrumentos de Tortura e Punição e da Primeira Sede da Ordem de Cristo.

O Castelo abrigou ainda os banquetes medievais, que decorreram num espaço exclusivo e à luz misteriosa das tochas, com uma ementa que reuniu as melhores iguarias da época, acompanhadas de performances de grupos de animação.

Entre os grandes destaques deste ano voltou a estar o tradicional desfile, que ocorreu no primeiro e no último dia do evento, considerado como uma das melhores oportunidades para absorver este universo de imaginação e fantasia.

A animação continuou a ser outra das grandes e fortes apostas dos Dias Medievais em Castro Marim, que se distingue de outros eventos do género graças à exclusividade com alguns dos 30 grupos de animação nacionais e internacionais.

Estes grupos são rotativos e distribuídos pelos vários palcos dos Dias Medievais em Castro Marim, desde o mercado até ao Castelo, com teatros de rua, grupos “passa calles”, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins, contorcionistas, músicos medievais, música e dança árabe-oriental, música sacra na Igreja do Castelo, missa com coro, danças medievais, encantadores de serpentes, arruadas e demonstrações de falcoaria.

Uma vez que este é considerado um evento para toda a família, a programação incluía espaços e atividades de animação infantil com oficinas, jogos, carrosséis, contadores de histórias e outras diversões, sendo zonas que exigem um maior resguardo e áreas mais acauteladas, para que os mais pequenos pudessem usufruir das experiências, tanto no Castelo como fora dele.

Os Dias Medievais em Castro Marim terão sido um dos primeiros EcoEventos do país, por desde sempre disponibilizar um copo de barro diferente em cada edição, e este ano não foi exceção, pretendendo continuar no futuro, com o objetivo de apelar à máxima redução de resíduos e à utilização de materiais reutilizáveis.

O programa contava com centenas de exibições, num evento que envolveu dezenas de estabelecimentos e associações, centenas de figurantes, funcionários da Câmara Municipal de Castro Marim, forças de segurança, artistas, empresas, castromarinenses e muitos outros, que enriquecem e distinguem este evento, tornando-o numa experiência única e inesquecível e um verdadeiro regresso à época mais intrigante e misteriosa da nossa história.

A XXV edição dos Dias Medievais de Castro Marim foram uma organização do Município de Castro Marim, em parceria com associações, juntas de freguesia locais e RTP2, e com o apoio da Região de Turismo do Algarve, dos municípios de Guérande e Cortegana e da Delta Cafés.

Com o final de mais uma edição de sucesso dos Dias Medievais em Castro Marim, já se começa a pensar na próxima, que certamente trará muitas novidades em 2025 e fica a vontade de fazer mais e melhor a cada edição.