O Dia das Aves Migratórias será novamente assinalado no Centro Interpretativo da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António no dia 19 de outubro, a partir das 08h30.
O programa inclui atividades para todas as idades como uma sessão de anilhagem científica, um passeio para observação de aves, a apresentação do modelo de cogestão da reserva e debate.
![](https://cm-castromarim.pt/info/sites/cm-castromarim.pt/files/styles/focus_crop/public/eventos/imagem/whatsapp_image_2024-10-03_at_14.35.55.jpeg?itok=hPmZesQe)
A sede da reserva será ainda palco das apresentações com os temas “Migração das Aves”, “Soluções para a recuperação de espécies de aves nidificantes em zonas húmidas degradadas e salinas” e “Ilustração científica versus Ilustração artística”.
A participação é gratuita, mas com inscrições obrigatórias até ao dia 17 de outubro através do telefone 281 531 257 ou do formulário disponível em hits://forms.cm-castromarim.pt/572769.
O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se duas vezes por ano, refletindo a natureza cíclica da migração das aves, com períodos de migração distintos nos hemisférios norte e sul.
Estes dias tem como objetivo destacar a necessidade de preservação destas aves e do seu habitat, assim como incrementar a consciencialização global sobre as ameaças que as afetam.