Castro Marim assinala Dia Internacional dos Direitos das Crianças com especial participação do 1.º ciclo e o seu estendal de direitos
Os alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim assinalaram esta quarta-feira, dia 20 de novembro, o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, com uma iniciativa única e original na Praça 1.º de Maio.
Nas últimas semanas, as professoras e os alunos estiveram a trabalhar na matéria dos direitos das crianças, transmitindo-os através de ilustrações em camisolas, que foram colocadas num estendal gigante.
Ao mesmo tempo, vários alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Marim transmitiram para o público presente alguns dos seus direitos como o direito a ter uma liberdade religiosa ou o direito a ser socorrido em primeiro lugar no caso de catástrofes.
O direito à informação ou o direito a ter pais responsáveis foram algumas das mensagens escritas nas camisolas, assinadas pelos alunos.
Esta iniciativa enquadrou-se também nas celebrações do Dia do Pijama, uma data educativa e solidária e que pretende relembrar que uma criança tem direito a crescer numa família, desta vez assinalada através de um estendal com mensagens.
Foi a 20 de novembro de 1959 que foi proclamada a Declaração dos Direitos da Criança e em 1989 adotada a Convenção sobre os Direitos da Criança, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais): a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.