Castro Marim devolve IRS às famílias
A gestão orçamental de Castro Marim para 2026 assenta num equilíbrio entre a captação de receitas e o investimento direto nas pessoas. O Município prevê arrecadar 22,5 milhões de euros em receitas correntes, que incluem a participação de 5% no IRS dos munícipes, verba em parte convertida em serviços de proximidade e bem-estar.
No entanto, conscientes de que a maioria dos contribuintes, para efeitos de coleta de IRS, são famílias que atravessam dificuldades, entende o município como medida equilibrada a devolução de 2% do valor descontado pelos mesmos.

Ou seja, devolvemos às famílias cerca de 136 mil euros.
O Município gostaria que houvesse possibilidade de devolução com taxas variáveis em fruto dos rendimentos. Não sendo possível, o beneficio será igual para quem vive no concelho.
Reconhecendo o caráter excecional de receitas extraordinárias provenientes do IMT (setor turístico), a autarquia integrará estes valores no saldo de gerência para reforçar projetos de relevante interesse municipal e apoios sociais integrados.
O objetivo central desta estratégia é garantir que o progresso económico do concelho se traduza numa existência mais feliz e equilibrada para todos os castromarinenses.
