NATAL 2023| Abertas as exposições “Presépio de Sal” e “Presépio em Croché”

Cultura

Na passada sexta-feira, dia 7 de dezembro, Castro Marim inaugurou duas exposições de Natal, o icónico Presépio de Sal, na Casa do sal, e o Presépio em Croché, no Mercado Local, ambas visitáveis até ao dia 7 de janeiro de 2024.

A cada edição, o Presépio de Sal procura utilizar novas linguagens e o deste ano utiliza elementos artesanais, em cana da ribeira, construídos pelas mãos do cesteiro Martinho, um aprendiz do saudoso António Gomes. À tradição juntam-se os acervos do colecionador Ernesto Pires, já colaborador no ano anterior, e da Junta de Freguesia de Castro Marim, que tem vindo também a adquirir as suas próprias peças. O conjunto é iluminado por um céu estrelado, que faz cintilar ainda mais a base deste presépio, o “ouro branco” de Castro Marim. Paralelamente, também na Casa do Sal, está a Exposição de Presépios elaborados pelos alunos da EB1 de Castro Marim, em colaboração com as suas famílias.

O Presépio em Croché é uma atração mais recente, sonhado e concretizado pelas mãos de Maria do Carmo Pires, que trabalha durante todo o ano, e há mais de cinco anos, na criação de novas e mais figuras para este presépio com arte. No mesmo espaço do Mercado Local, poderá ainda visitar a Exposição de Postais de Natal, realizada pelas crianças da educação pré-escolar de Castro Marim.

Na Praça 1.º de Maio, foram os alunos do pré-escolar e 1º ciclo a decorar de novas cores e expressividades às árvores de madeira do ano anterior. Na Exposição de Árvores de Natal, a decoração é realizada, como habitualmente, com materiais recicláveis e pretende representar e dar continuidade à política de sustentabilidade que se preconiza em Castro Marim.

São novas e criativas interpretações sobre o Nascimento de Jesus, que evocam a história de luz, de esperança e de amor que caracteriza esta época. As duas exposições são organizadas pelo Município de Castro Marim e Junta de Freguesia de Castro Marim.

Casa do Sal: Todos os dias, 09h00-13h00 | 14h30-17h30

Mercado Local: Todos os dias, 09:00-13:00 | 14:30 às 17:30