Presépio Tradicional Algarvio na Casa de Odeleite

Cultura

A Casa de Odeleite, localizada na aldeia pitoresca do interior do concelho de Castro Marim, acolhe até ao dia 6 de janeiro de 2026 o Presépio Tradicional Algarvio, que pode ser visitado de terça-feira a domingo, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00.

O Presépio Tradicional Algarvio, conhecido também como “serrenho”, caracteriza-se pela sua simplicidade, sendo montado em escadaria, com o Menino Jesus no topo.

Antigamente, nas casas mais abastadas, os degraus eram cobertos com toalhas de linho rendadas, enquanto nas casas mais humildes utilizava-se linho branco simples.

O presépio era montado sobre uma cómoda, coberta com toalha branca, com o Menino ao centro, rodeado de searinhas, laranjas e flores, utilizando-se os materiais que a natureza oferecia.

Os preparativos começam no início de dezembro com a chamada “festa das searinhas”. Em pequenos pires de barro, deixa-se a terra e as sementes de trigo, cevada, tremoço ou alpista germinar, formando o verde que será depois usado no presépio.

Nove dias antes do Natal, prepara-se a casa para erguer o Trono do Menino, ladeado por jarras com verdura, ramos de murta, loureiro, alecrim ou oliveira, além de uma lamparina colocada à frente da imagem. No Barrocal, é costume ornamentar o trono com laranjas, usadas também penduradas nas extremidades da escadaria.

As imagens do Menino Jesus usadas no presépio são geralmente obras dos pinta-santos algarvios do século XIX, que se dedicavam a reproduzir as figuras populares e imaginárias.

Após as festas, era tradição colocarem-se as searinhas no campo para crescerem. Mais tarde, já secas, eram usadas em remédios caseiros, por serem consideradas abençoadas pelo Menino. No Dia de Natal e no Dia de Reis, as pessoas visitavam os presépios da vizinhança.

Mais imagens sobre esta notícia: