Vida e obra de Luísa Ducla Soares em exposição na Biblioteca Municipal de Castro Marim

Cultura

A Biblioteca Municipal de Castro Marim vai acolher durante todo o mês de março a exposição “Vida e obra de Luísa Ducla Soares – 50 anos de vida literária”, com entrada livre.

Esta exposição pretende homenagear aquela que é considerada uma das mais relevantes escritoras portuguesas na área da literatura infantil, retratando a sua vida e as suas obras ao longo dos últimos 50 anos.

A mostra inclui livros, fotografias, documentos, quadros e trabalhos realizados por alunos, em forma de homenagem à escritora.

No âmbito desta exposição decorrerá na Biblioteca Municipal de Castro Marim, a 11 de março, o espetáculo musical infantil “A 4 Mãos”, da autoria de Daniel Completo, direcionado a alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, com o autor e compositor a dar voz aos poemas da escritora.

A programação inclui ainda atividades como a “Hora do Conto”, destinada a alunos do ensino básico de Castro Marim, com histórias da autora.

Luísa Ducla Soares nasceu em 1939, em Lisboa, e já escreveu mais de 180 livros para crianças, dispersos por várias editoras. Através de contos, poesia, lengalengas ou trava-línguas, recontou várias histórias de tradição oral sobre os mais diversos temas.

Ao longo da sua carreira recebeu distinções como o Prémio Calouste Gulbenkian com a obra “6 Histórias de Encantar” (1984-1985), e o Grande Prémio Calouste Gulbenkian, atribuído ao conjunto da sua obra em 1996.

Em 2020 assinalou os 50 anos de carreira na literatura através da publicação da obra “Luísa – As histórias da minha vida”, retratando momentos vividos enquanto criança, jovem, mãe, avó e escritora.

Vá com o seu filho à Biblioteca e requisite livros!