Radar Social
O projeto Radar Social resulta de uma candidatura do Município de Castro Marim à medida RE-C03-I01 - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, PRR. O Radar Social assenta na identificação de pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, em articulação com as entidades da Rede Social do concelho. Pretende ainda georreferenciar recursos, respostas e soluções, promovendo a participação e a sustentabilidade do território, a partir da rede de parceiros locais.

Quais são os objetivos?
Através da sinalização de situações de vulnerabilidade social, a equipa técnica do Radar Social irá proceder à:
1. Referenciação em contexto de vida, da pessoa ou da família em situação de vulnerabilidade social;
2. Realização da avaliação social preliminar e prospetiva da situação sociofamiliar, registando o seu resultado no sistema integrado de georreferenciação;
3. Informação/orientação da pessoa ou família, assegurando o seu encaminhamento para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social;
4. Ativação direta da rede de recursos locais da Rede Social local sempre que da referenciação resultar a necessidade de uma intervenção social emergencial.
A quem se destina?
Os destinatários do Radar Social são todas as pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo aqueles em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação.
Que situações podem sinalizar?
A vulnerabilidade implica uma situação de risco. Significa que pessoas e/ou comunidades estão numa situação de fragilidade, seja por motivos sociais, económicos, ambientais ou outros, e por isso estão vulneráveis ao que possa resultar dessa exposição.
São consideradas situações de vulnerabilidade social: condições de vida precárias, isolamento social, insuficiências de rendimentos, sinais de maus-tratos e violência, dificuldades no acesso à educação, comportamentos de risco, problemas de saúde e/ou de saúde mental não acompanhados, desemprego, falta de suporte familiar ou rede de apoio, situação de sem-abrigo e qualquer forma de preconceito e/ou discriminação (em função da raça, sexo, religião, ou em função de um deficiência física, intelectual ou sensorial), entre outras.
Quem pode sinalizar?
As sinalizações podem ser efetuadas por qualquer elemento da comunidade, entidade pública ou particular, pelo próprio ou por vizinhos e/ou familiares e se desejar, de forma anónima.
Como pode sinalizar?
A sinalização pode ser efetuada presencialmente no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Castro Marim, através do e-mail radar.social@cm-castromarim.pt ou através da Ficha de Sinalização disponível aqui.
Para mais informações pode contactar o Serviço de Ação Social através do email radar.social@cm-castromarim.pt ou por telefone 281 510 742.
Cada um de nós pode fazer a diferença! Juntos vamos ajudar quem mais precisa!
Sinalize!
Constituição da Equipa
Soraia Pires Palma (Coordenadora do Projeto)
Psicóloga Clínica e da Saúde
Cátia do Nascimento (Técnica do Projeto)
Educadora Social