Tomada de posse da Assembleia de Freguesia do Azinhal

Desenvolvimento

Após o falecimento de António Pereira, que em outubro do ano passado tinha sido reeleito como presidente da Junta de Freguesia do Azinhal, decorreu na segunda-feira, dia 9 de fevereiro, a nova tomada de posse.

Uma vez que era necessário completar o órgão do executivo, subiu automaticamente a número dois da lista mais votada, Ana Luísa Pereira da Palma, que se tornou na primeira mulher presidente da Junta de Freguesia do Azinhal.

Nascida e criada na aldeia do Azinhal há 50 anos, Ana Luísa assume ter atualmente “um sentimento de grande responsabilidade”, uma vez que vai continuar um trabalho “de alguém que merece o nosso respeito, um homem que muito trabalhou para o desenvolvimento da nossa aldeia, da nossa freguesia e do bem-estar das nossas gentes”.

Ana Luísa garantiu ainda aos presentes que vai trabalhar com princípios que considera “cruciais para alcançar bons resultados: saber ouvir, saber estar e, muito importante, saber respeitar”.

Na mesma sessão, Inês Pereira Guilherme tomou posse enquanto membro da Assembleia de Freguesia do Azinhal.

António Pereira (PPD/PSD) foi reeleito para presidir a Junta de Freguesia do Azinhal, com uma vitória de 46,7% (149 votos), seguido do PS com 41,7% (133 votos) e Chega com 8,2% (26 votos), nas últimas eleições autárquicas.

Nascido a 27 de fevereiro de 1946, António Pereira dedicou toda a sua vida à causa pública e às pessoas, com compromisso e integridade, sempre com proximidade para com a comunidade e preocupação com o seu bem-estar.

Além de ter sido também vice-presidente do Município de Castro Marim no primeiro mandato liderado pelo dr. José Estevens, foi vereador da Câmara Municipal e membro da Assembleia Municipal.

António Pereira foi um grande dirigente e fundador do enorme movimento associativo do concelho, tendo sido fundador e presidente da Casa do Povo do Azinhal, da Associação de Bem Estar Social da Freguesia do Azinhal, da Associação Nacional de Criadores de Cabra de Raça Algarvia, Associação de Defesa Sanitária do Concelho de Castro Marim e do Rancho Folclórico do Azinhal.

Ao longo de 20 anos foi presidente da União Desportiva Castromarinense e durante a sua carreira política, em 1982, foi eleito presidente da Junta de Freguesia do Azinhal pela primeira vez, pelo PPD/PSD, tendo voltado a ser o rosto para o cargo em 2017 até às últimas eleições autárquicas em 2025.

Foi também presidente da comissão política concelhia do PSD de Castro Marim em 2017 e presidente da Mesa da Assembleia de Secção em 2023.

Mais imagens sobre esta notícia: