Autarquia de Castro Marim promove convívio entre ex-fumadores

A Câmara Municipal de Castro Marim organiza, no próximo dia 7 de abril, terça-feira, Dia Mundial da Saúde, um convívio entre recentes ex-fumadores, na sequência da campanha que promove este ano em prol de uma vida sem tabaco.

O convívio, marcado para as 12h30 no restaurante “O Infante”, em Altura, vai reunir todos os munícipes que venceram o repto da autarquia, deixar de fumar.

Por uma vida mais saudável, numa luta contra um dos principais responsáveis pelo aparecimento do cancro, a Câmara Municipal de Castro Marim desenvolveu já várias ações, com destaque para a campanha “Fumar fica-te a matar” e algumas palestras e conferências sobre os malefícios do tabagismo.

Recorde-se que o tabaco é o principal responsável pelo aparecimento de 4000 novos casos de cancro de pulmão por ano em Portugal, surgindo em média 11 novos casos por dia, para além de estar associado a cada vez mais doenças.

“O objetivo desta iniciativa é sensibilizar, motivar e valorizar a força de vontade e o esforço que é feito por todos os envolvidos no processo da desabituação tabágica, o doente, família e ciclo de amigos”, refere o médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral. “O fumador é um dependente da nicotina e é preciso que estejamos conscientes disso. Admito que não mata tão rapidamente como, por exemplo, a heroína, mas mata mesmo. O Estado, que tem altos lucros com esta dependência, demite-se da responsabilidade de ajudar aqueles que querem deixar de fumar. Por isso é que há uns anos atrás, em Alcoutim, comecei a sensibilizar as pessoas com campanhas informativas e motivacionais. Não há milagres. Não há medicamentos milagrosos, mas os medicamentos ajudam a não sofrer”, conclui o autarca.