Teatro, desporto e música celebram os 41 anos do 25 de Abril em Castro Marim

Com o intuito de celebrar os valores de Abril e a instauração da democracia em Portugal, a Câmara Municipal de Castro Marim apresenta um programa dedicado às comemorações do 41º Aniversário da Revolução dos Cravos, de 21 a 26 de abril, com destaque para um conjunto de manifestações culturais, desde o teatro à música, passando pelo desporto.

As comemorações, entre 21 e 24 de abril, são destinadas aos alunos do 1º ciclo das escolas do concelho, através do Projeto VATe e da Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), que assim vai levar o teatro às escolas de Castro Marim, com o espetáculo «Liberdades».

Procurando avaliar as transformações ocorridas na sociedade portuguesa nas últimas quatro décadas, o Agrupamento de Escolas de Castro Marim, dia 24 de abril, promove um debate subordinado à Revolução dos Cravos “Refletir o 25 de Abril”, no auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim, pelas 18.00 horas.

No dia 25 de abril, dia principal das comemorações, o programa começa às 08.30 horas com uma arruada pelas ruas da vila de Castro Marim, prosseguindo a atuação musical nas principais localidades do concelho. Meia hora depois, segue-se o hastear da Bandeira Nacional no edifício dos Paços do Concelho e uma largada de pombos.

Às 10.00 horas, as comemorações conquistam a freguesia de Altura, com a realização do Passeio Familiar, que reúne centenas de pessoas à volta das bicicletas e cuja partida será dada junto ao Clube Recreativo Alturense. À mesma hora, mas no Pavilhão Municipal José Guilhermino Anacleto, o Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube organiza um Workshop de Defesa Pessoal.

A encerrar as comemorações do 41º Aniversário do 25 Abril, dia 26 de abril, às 10.00 horas, o Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco organiza um Torneio de sueca. Igualmente, o Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal (CCD) realiza o “Passeio Fotográfico pela nossa Serra”, a partir das 09.00 horas, na aldeia presépio, cujo local de concentração é a Casa de Odeleite.

O programa do 25 de Abril em Castro Marim tem os apoios do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal (CCD), do Clube Recreativo Alturense, da Banda Musical Castromarinense, da Sociedade Columbófila Castromarinense, da Associação Rodactiva e do Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco.