Inspirado em novas linguagens a cada edição, o Presépio de Sal deste ano utiliza elementos artesanais, em cana da ribeira, construídos pelas mãos do cesteiro Martinho, um aprendiz do saudoso António Gomes.
À tradição juntam-se os acervos do colecionador Ernesto Pires, já colaborador no ano anterior, e da Junta de Freguesia de Castro Marim, que tem vindo também a adquirir as suas próprias peças.
São novas formas e interpretações criativas sobre o Nascimento de Jesus, sob um céu estrelado que invoca os sentimentos que ilustram a história, de luz, esperança e amor, e faz cintilar ainda mais a base deste presépio, o “ouro branco” de Castro Marim.
O Presépio de Sal continua o seu trabalho na promoção e reforço do grande motor económico, social e cultural de Castro Marim, que é o sal. Enriquecer e valorizar a ligação simbiótica de Castro Marim à atividade salineira e, paralelamente, promover outros elementos da cultura e patrimónios locais, como o artesanato e as artes, são os principais objetivos do “Presépio de Sal”.
Município de Castro Marim e Junta de Freguesia de Castro Marim