Município de Castro Marim junta-se à Autoridade Marítima Nacional em campanha sobre a importância da segurança no mar
O Município de Castro Marim é a primeira autarquia a nível nacional a estabelecer uma parceria com a Autoridade Marítima Nacional e a reforçar uma campanha sobre a importância da segurança no mar.
Foram instalados dois outdoors ao longo do passadiço de Altura com mensagens de sensibilização e de prevenção, que pretendem reduzir e evitar acidentes no mar num território como o Baixo Guadiana, onde recentemente registou-se uma ocorrência de uma jovem que foi arrastada pela corrente na sua prancha de paddle.

Para a vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra, “a segurança das nossas praias, na qual também investimos e temos uma relação estreita com a Capitania, é associada também à qualidade do serviço que é prestado nesses areais”.
“Temos três importantes praias no concelho de Castro Marim e cá investimos continuamente nas quatro estações do ano na sua limpeza, manutenção e na acessibilidade, quer na contratação de novas equipas, de novos equipamentos e no reforço da fiscalização e das parcerias com os privados”, acrescenta.
Filomena Sintra destaca ainda o investimento em infraestruturas como o passadiço e Altura que liga à Manta Rota e que irá agora chegar à Praia Verde.
“Pensamos que durante o próximo verão tenhamos toda esta frente de mar ligada. Mas mais do que infraestruturas, é importante a nossa consciência na fruição destas maravilhosas praias, em segurança”, conclui.
A autarquia tem agora também como grande parceira a Associação de Pesca Artesanal e Lúdica de Altura, que quer reinventar a sua presença naquela praia, tendo já realizado diversas iniciativas interessantes, particularmente na educação ambiental, mas também no reativar da atividade piscatória.
O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e Tavira, João Afonso Martins, referiu que a campanha “Mar de Inverno” da Autoridade Marítima Nacional tem como objetivo “sensibilizar todos aqueles que usam o mar e a orla costeira para fins lúdicos, desportivos ou profissionais, como por exemplo os pescadores, a tomarem todas as medidas de segurança adequadas para garantir a sua integridade física e a sua segurança nessa utilização do mar”.
O Município de Castro Marim relembra que é no mar, tanto no período de verão como de inverno, que podem ocorrer notícias menos felizes. Esta campanha é um alerta para a comunidade que nos visita, para quem cá vive e para os pescadores.