Alunos de Castro Marim assinalaram tradição do Pão por Deus junto dos idosos
Dezenas de alunos da Escola Básica n.º 1 de Castro Marim assinalaram na terça-feira, dia 5 de novembro, a tradição do Pão por Deus visitando os utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia e da Estrutura Residencial e Centro de Dia José Cabrita de Alzheimer e outras Demências.
Esta visita estava programada para o dia 31 de outubro, mas às más condições climatéricas que se fizeram sentir nesse dia, realizou-se no dia 5 de novembro.
Para além de pretender assinalar a tradição do Pão por Deus, esta iniciativa permitiu aos intervenientes beneficiar de um momento privilegiado de convívio, que contou com a interpretação de canções e o conto da história “Tradição do Pão por Deus” pelos alunos e a oferta de baldes personalizados e decorados pelos utentes, no âmbito do projeto “Partilha de Saberes”, dinamizado entre os técnicos do Município de Castro Marim e a referida instituição.
A tradição do Pão por Deus teve origem com o grande terramoto de 1755, que afetou desde o Algarve até Lisboa a 1 de novembro, levando a que a população mais pobre da capital batesse à porta dos mais afortunados e minimizar um pouco a fome com o que lhes era oferecido.
Esta tradição manteve-se ao longo dos tempos, mas atualmente é realizada pelas crianças que recebem bolos, romãs, frutos secos ou guloseimas.
Sustentado numa partilha de afetos e de memórias, o projeto “Partilha de Saberes” procura promover um envelhecimento emocionalmente equilibrado, dando resposta aos interesses e motivações manifestadas pelos idosos.