Amândio Norberto recebeu Medalha de Mérito do Município de Castro Marim
O atleta Amândio Norberto, fundador do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube, recebeu a Medalha de Mérito do Município de Castro Marim na terça-feira, dia 30 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Esta medalha, atribuída no âmbito das comemorações do Dia do Município, a 24 de junho deste ano, foi entregue esta semana, uma vez que o atleta estava ausente das celebrações por estar a competir no Campeonato do Mundo de Triatlo Cross, em Pontevedra, Espanha.

Amândio de Sousa Rodrigues Norberto, de 77 anos, é natural da freguesia de Castro Marim, filho de S. Bartolomeu do Sul, sendo presidente do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube desde 1976.
Na mesma coletividade desempenhou todas as funções, incluindo a de Presidente da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal.
Ao mesmo tempo é um atleta eclético e multifacetado de exceção, em modalidades como o futebol, futsal, duatlo, triatlo, marcha, passeio, corrida e natação.
Foi Campeão Nacional de Triatlo Sprint em 2017 e Campeão Nacional de Triatlo Olímpico em 2018. Antes da pandemia, por três anos consecutivos, foi Campeão Nacional de Triatlo Cross X Terra. Mais recentemente, em 2024, sagrou-se Campeão Nacional de Triatlo Olímpico.
No seu currículo constam ainda trabalhos no mar, no campo e na administração pública, tendo sido encarregado geral do Matadouro Regional do Algarve e serviu na guerra do Ultramar em Angola, onde foi louvado pelo Comandante do Batalhão pelos serviços prestados à pátria.
Já foi membro da Assembleia Municipal de Castro Marim, presidente da Assembleia de Freguesia de Castro Marim e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.
Em 2019 foi agraciado com a Medalha de Mérito da Freguesia de Castro Marim.