Aprovado Orçamento para 2016 sem votos contra

Desenvolvimento

Foi aprovado, em Assembleia Municipal realizada no passado dia 27 de novembro, sem votos contra, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município de Castro Marim para 2016, que se centra, na senda do elaborado para 2015, no apoio social às famílias mais necessidades e às classes sociais mais vulneráveis e na continuidade do abastecimento de água a toda a população do concelho. 

Para 2016 prevê-se então um valor global de 13.344.360€, dos quais 3.300.797€ são despesas de capital, que representam 25% do Orçamento.

“Inovação e uma verdadeira engenharia financeira”, sustentada na materialização de candidaturas ao novo Quadro Comunitário de Apoio, “Portugal 2020”, é a orientação desta autarquia para concretizar projetos sonhados e sentidos como imprescindíveis para Castro Marim.

Assumidas estão obras de grande peso, como o abastecimento de água a todas as povoações, a Praia Fluvial de Odeleite, o alargamento da queijaria do Azinhal, a modernização do Mercado Municipal de Altura, a modernização administrativa dos Serviços Municipais, a pavimentação de arruamentos em Castro Marim, Monte Francisco e Junqueira, o arranjo paisagístico do cais na Foz de Odeleite, o Largo Paco de Lucía, em Monte Francisco, entre algumas outras em que a autarquia será parceira ativa e colaborante, como a conclusão do Lar de Altura, da Associação Cegonha Branca, ou a criação do Lar de Alzheimer em Castro Marim, da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.

A ação social, a saúde e a educação serão, no entanto, as maiores preocupações da Câmara Municipal de Castro Marim para 2016. O reforço do apoio social às famílias, arreigado no ano corrente, deverá manter-se, afinando o espectro das medidas já implementadas, como os apoios à recuperação de habitações, a Unidade Móvel de Saúde, agora com médico permanente, o Cartão Social, alargado ao dobro das famílias, a atribuição de bolsas de estudo, entre muitas outras medidas autárquicas, que fazem deste município um dos 41 distinguidos pelo prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Nas áreas da cultura, desporto, recreio e lazer, a garantia de que será mantida toda a programação afirmada ao longo dos anos, com especial enfoque nos Dias Medievais em Castro Marim, “a marca mais internacional de que dispomos e queremos potenciar e que, face à experiê4ncia de 2015, obrigam a uma maior racionalização de ativos e otimização de rendimentos”, pode ler-se no enquadramento estratégico do novo orçamento autárquico.

“Enterrar a cabeça na areia não é comigo, julgo que estamos perante um orçamento realista, com os pés assentes na terra, sem megalomanias ou sonhos irrealizáveis. Este orçamento acode às situações mais urgentes, porque, no fundo, o mais importante é trazer mais qualidade de vida aos munícipes”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, na aprovação do documento.