Município apresenta novo programa de apoios sociais “Castro Marim Cuida de Si” e baby box inédita em Portugal
O Município de Castro Marim apresentou na quarta-feira, dia 23 de abril, o novo programa de apoios sociais intitulado “Castro Marim Cuida de Si” e uma baby box inédita em Portugal, numa sessão que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Este novo programa é um reforço aos apoios atribuídos pelo Município no âmbito da ação social, que inclui as áreas de habitação, saúde, benefícios fiscais, empreendedorismo, educação, natalidade e apoio à família, que abrange todos os agregados.

“Castro Marim Cuida de Si” nasceu do novo regulamento de ação social, que aumentou a amplitude de apoio e disponibiliza um novo cartão social municipal para todas as famílias, que antes era dirigido apenas para os mais idosos.
Na saúde, destacam-se as próteses dentárias, aparelhos auditivos, óculos, operações às cataratas, transporte diário gratuito para o hospital ou consultas, tratamentos, medicamentos e dispositivos médicos, além da Unidade Móvel de Saúde, consultas, apoio psicológico ou consultas de nutrição.
Outros dos grandes destaques são a campanha de combate ao tabagismo, à obesidade e à toxicodependência.
Na área da habitação, o Município de Castro Marim passa agora a ter medidas de apoio ao arrendamento em função do agregado familiar e a pequenas obras de beneficiação e conservação de casas ate 20 mil euros, além da construção de 90 fogos.
No empreendedorismo, a Câmara Municipal de Castro Marim pretende apoiar e divulgar a economia local ou outros projetos do seu território, através da sua promoção e divulgação, enquanto na área fiscal o Município terá um IMI único de 0,29%.
Foi também apresentada a nova baby box de Castro Marim, uma caixa-prenda que será entregue a cada criança que nasça e seja registada no concelho, oferecendo um conjunto de produtos essenciais marcados com a identidade do território como sabonetes naturais, babetes, fraldas ou mantas.
Inspirada num modelo finlandês, esta baby box é ainda acompanhada por um valor monetário de 500 euros a cada bebé, que sobe para 1000 euros caso se trate de um agregado familiar carenciado.
Esta baby box é decorada com várias personagens, tendo como protagonista a cegonha São, que era uma ave desta espécie que no final do século XX passeava pelas ruas da vila de Castro Marim, agora acompanhada pelos seus amigos flamingos, uma espécie icónica da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
“Olá! Eu sou a São, a cegonha mais antiga de Castro Marim. Durante muitos e muitos anos, observei esta terra encantadora do alto das muralhas do castelo. Vejo a serra e o mar, o rio e a ponte — e até consigo espreitar Espanha... E digo-te com toda a certeza: em Castro Marim vive-se mesmo bem. E fica pertinho de tudo o que é mais importante. Hoje, trago contigo algo muito especial: a Baby Box de Castro Marim”, conta a protagonista desta nova história que promete ficar na memória dos mais pequenos e dos seus pais.
Para ficar a saber mais informações sobre todo o novo programa de apoios sociais deve dirigir-se presencialmente ao Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Castro Marim ou contactar através dos serviços online.