Castro Marim tem o primeiro empreendimento português certificado pela Green Globe a nível da sustentabilidade ambiental, económica e social

Turismo

O concelho de Castro Marim é o primeiro a nível nacional a ter um empreendimento certificado pela Green Globe, mais precisamente a Verdelago, na categoria de “Hotel & Resort”.

A certificação deste empreendimento turístico decorreu a 11 de dezembro e é o resultado de um longo e difícil processo com mais de três anos, em que a Verdelago foi evoluindo na responsabilização da sustentabilidade a vários níveis, nomeadamente ambiental, económica e social, desde o desenvolvimento do projeto até à exploração turística.

A nível ambiental, o projeto inicial foi alterado com a substituição do campo de golfe por um parque verde e a integração de painéis fotovoltaicos, além da redução drástica do consumo de água, aplicação de novos modelos de rega, a construção de uma desalinizadora, a gestão dos resíduos, o aumento do isolamento acústico e a redução dos caudais de água para consumo e de utilização humana.

A própria construção do empreendimento cumpre um conjunto de parâmetros que dão prioridade ao meio ambiente como a separação de resíduos e a utilização de materiais que reduzam a pegada carbónica, nomeadamente nacionais.

Outro dos exemplos de boas práticas aplicadas pela Verdelago e a sua preocupação social ao longo dos últimos anos é a construção de um hotel rural de suporte ao alojamento de funcionários, que ficará localizada na Vista Real, e um conjunto de habitações dispersas compradas para o efeito, valorizando assim os seus trabalhadores.

O promotor está ciente de que a globalidade da Verdelago com o hotel de cinco estrelas implica a instalação de cerca de 300 postos de trabalho, com níveis de qualificação exigentes, que face às dificuldades de habitação da região precisariam de um elemento de sustentabilidade e atração.

Esta é uma resposta rápida à crise da habitação que tem afetado o concelho de Castro Marim e a região algarvia, onde não existe um fácil acesso a casas com preços acessíveis, dificultando a contratação por parte das empresas.

A Verdelago está também envolvida no Programa de Desenvolvimento de Liderança Teach for Portugal em Castro Marim, implementado junto do 2.º e 3.º ciclo da sede de concelho.

O programa apresenta-se como uma iniciativa que ajuda a reduzir as desigualdades educativas, oferecendo aos alunos o acesso a oportunidades de educação que lhes permitam desenvolver o seu máximo potencial, colocando-os num caminho de oportunidades e promovendo um impacto no sistema educativo, a curto e longo prazo.

Outra das boas práticas aplicadas pela Verdelago foi o seu envolvimento no apoio à reconstrução de uma casa ardida no incêndio que decorreu na Pernadeira, em agosto de 2021.

Entre outras iniciativas, a Verdelago tem procedido também à plantação de milhares de árvores autóctones.

Já a nível do envolvimento cultural, o empreendimento turístico destaca-se também pela utilização dos produtos e matéria prima local e a valorização dos artesãos locais e criação de rede de apoio de artesãos e produtores locais.

Este selo de sustentabilidade da Green Globe responde a dezenas de critérios como políticas dos trabalhadores, água ou poluição, sendo realizadas várias auditorias independentes no local para a sua certificação.

O certificado exige que as entidades apliquem os mais altos padrões internacionais na área da sustentabilidade em dezenas de países do mundo.