“Documentar Castro Marim” entrelaça a Arte e a História locais

Cultura
Desenvolvimento
Patrimónios

Os rostos, as mãos e as vozes do património cultural local, num único projeto. O “Documentar Castro Marim” foi apresentado ontem à tarde na Biblioteca Municipal. Entre os presentes, estiveram os artesãos intervenientes na recolha fílmica, numa iniciativa da Algarve Film Comission, com o apoio financeiro do PRODER e integrada na ação #30anos30iniciativas e nas atividades da Eurocidade do Guadiana, que pretende promover a valorização e divulgação do Património Cultural Local e, simultaneamente, gerar uma nova dinâmica em torno das atividades criativas ligadas ao audiovisual.  

Os documentários apresentados, num genuíno registo do nosso riquíssimo património dos saberes, contribuem assim para a preservação, recuperação, valorização e promoção da cultura, memória e identidade locais. São 9 as histórias trazidas pelo “Documentar Castro Marim”: Joaquim Rosa Gomes e João Pereira, das Furnazinhas, representam a Corda de Pita; Domingos Vaz, de Odeleite, e Hortênse Domingos, de Alta Mora, trazem a Cestaria em miniatura; na Empreita, Deolinda Madeira, de Vale das Zorras; Adelaide Silva, de Castro Marim, mostra-nos o Couro Artístico; a tradicional e apreciada renda de bilros vem pelas mãos de Maria Gomes, do Azinhal; Jorge Aquilino, de Monte Francisco, dá a cara na área das Engenhocas e Antiguidades; A Arte e Origem do Queijo de Cabra são narradas por António Clemente Pereira e por Lurdes Costa, Joana Costa e Vânia Costa, da Queijaria João MG Ribeiro, na Foz de Odeleite; por último, as Tradições Musicais, por Miguel Pereira, João Serina, Francisco Conceição, Ivone Pereira Gomes e António Luís Gomes, do Vale do Pereiro.

O projeto “Documentar Castro Marim” pode ser consultado, na totalidade, no endereço http://castromarim.documentar.org, site cujo objetivo não é apenas o de disponibilizar a informação, mas também o de promover outros contributos que possam melhorar e enriquecer esta base de dados do Património Local.