Escola Básica de Castro Marim vence Concurso de Eficiência Hídrica

Educação

A Escola Básica de Castro Marim venceu este mês o Concurso de Eficiência Hídrica na Escola 2024/2025, na categoria “Ação”, conquistando o terceiro prémio no valor de cinco mil euros.

Este concurso tem como objetivo sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares do Algarve, em parceria com os seus municípios, para a necessidade de medir os seus consumos de água, promovendo simultaneamente a implementação das melhores práticas para o seu uso eficiente.

Agora ficará a cargo do Município de Castro Marim a instalação de redutores de caudal nas torneiras, a instalação de sacos economizadores nos autoclismos e a aquisição de mobiliário urbano para informação digital, continuando a aposta na eficiência hídrica.

Já o Agrupamento de Escolas de Castro Marim deverá desenvolver ações e planos de sensibilização e educação ambiental, além da elaboração de um Guia de Boas Práticas.

Ficará a cargo do Município de Castro Marim a Instalação de Redutores de Caudal nas Torneiras, a instalação de sacos economizadores nos autoclismos e a aquisição de mobiliário urbano para informação (MUPI) digital.

Para a concretização dos objetivos desta candidatura, em breve será assinado um protocolo entre o Município de Castro Marim e a Agência Portuguesa do Ambiente, para colaboração técnica e financeira da implementação de medidas de eficiência hídrica.

Devido ao atual contexto de escassez hídrica que o concelho de Castro Marim e a região do Algarve enfrenta e ao esforço das equipas que desenvolveram e submeteram projetos a este concurso, a Escola Básica de Altura e a Escola Básica de Odeleite irão receber um prémio de participação no valor de mil euros.

Este concurso decorreu no âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, AMAL e a empresa Águas do Algarve e com o apoio da Universidade do Algarve, da ADENE e da DGEST- DSR Algarve.