Já arrancou a recolha de biorresíduos em Castro Marim

Ambiente

A recolha seletiva de proximidade de biorresíduos arrancou no início do mês de setembro em todo o concelho de Castro Marim, realizando-se duas vezes por semana.

Esta iniciativa é uma das primeiras a avançar em toda a região algarvia, tendo o Município de Castro Marim adquirido novas viaturas e equipamentos para o efeito, além da formação dos seus profissionais e da instalação de contentores de proximidade em zonas piloto.

A recolha pretende cumprir o compromisso e a meta de Portugal em encaminhar separadamente estes resíduos, que decorrem nas zonas piloto definidas em função de critérios de gestão, localizadas na Urbanização Quinta da Cerca, na vila de Castro Marim, na Urbanização Quinta do Sobral, Urbanização dos Corvinhos e Urbanização Casas de Alcaria.

Foram ainda disponibilizados à população baldes castanhos de sete litros para uso doméstico e contentores de 240 litros em abrigos na via pública nas zonas definidas.

Os biorresíduos são os resíduos biodegradáveis que são produzidos nas cozinhas, como cascas de fruta, legumes, carne, peixe e outros restos de comida.

Os resíduos devem ser depositados preferencialmente diretamente no seu balde, sem saco. O balde pode depois ser lavado facilmente. No entanto, se considera que lhe é mais vantajoso, pode utilizar sacos biodegradáveis, também disponibilizados pelo Município de Castro Marim.

Esta iniciativa irá evoluir gradualmente, com a perspetiva de se estender a mais zonas do concelho, com o objetivo de instalar também em restaurantes, cantinas e refeitórios escolares e de instituições particulares de solidariedade social.

O processo de recolha seletiva está a dar os primeiros passos no Município de Castro Marim, pelo que é fundamental a compreensão, participação e colaboração de todos, de modo a obter melhores resultados.

Para aderir a esta campanha deve inscrever-se e solicitar o seu balde em https://forms.cm-castromarim.pt/index.php/883676 ou presencialmente no Serviço de Apoio ao Munícipe/Unidade de Ambiente.