“La Herencia de Paco de Lucía” lotou Revelim de Santo António em Castro Marim


Lotação esgotada, foi anunciado ainda dias antes do grande concerto de tributo ao mestre absoluto do flamenco contemporâneo, que decorreu no passado sábado, no Revelim de Santo António, em Castro Marim. “La Herencia de Paco de Lucía” foi um tributo emocionado a Paco de Lucia, considerado um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, e uma homenagem às suas raízes maternas, a povoação castromarinense de Monte Francisco.

Volvido mais de um ano sobre a sua morte e mais de 10 anos depois do magnífico espetáculo que deu em Castro Marim, Paco de Lucía foi lembrado com a mesma entrega, intensidade e paixão que deixou a Castro Marim. Em palco esteve a sua última banda, cinco cúmplices e músicos reconhecidos como fenomenais: o baixista Alain Pérez, António Serrano na harmónica, o percussionista Israel Suárez “El Piraña”, na guitarra flamenca António Sánchez, sobrinho de Paco e a “cantaora” Montse Cortés.

Este evento realizou-se na senda da Festa do Imigrante, em Monte Francisco, onde decorreu, na sexta-feira, um solo acústico pelo sobrinho de Paco, Antonio Sanchéz, em frente à casa da família de Luzia Gomes, sua mãe. Será neste mesmo local que irá nascer o “Largo Paco de Lucía”, um “local de peregrinação, onde se poderá sentir Paco de Lucía, a alma do flamenco e a intrínseca ligação a Castro Marim”, garantiu o autarca de Castro Marim, Francisco Amaral.

A Câmara Municipal de Castro Marim realça que “La Herencia de Paco de Lucía” integra uma estratégia de desenvolvimento social e económico para o concelho, que pretende avivar a memória de Paco de Lucía associado ao nome de Castro Marim, reconhecimento que o próprio já tinha feito com o lançamento do álbum “Castro Marín”.

Um tributo que pretende fazer jus à dignidade do Mestre e à eternidade das suas cordas, teve ainda a cenografia do realizador e produtor Ivan Dias, produtor do filme “FADOS” de Carlos Saura e realizador do filme “Carlos do Carmo: Um Homem No Mundo”, com uma instalação audiovisual de Castro Marim.

Esta foi uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Castro Marim e Eurocidade do Guadiana, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e em parceria com a Região de Turismo do Algarve, Junta de Andalucia, empresa municipal Novbaesuris, Castro Marim Golf & Country Club, Quinta do Vale Golf Resort e Jornal do Algarve.