Melhores alunos de Castro Marim exploram Braga, nomeada como Capital Portuguesa da Cultura
Catorze alunos do Quadro de Excelência das escolas de Castro Marim participaram recentemente numa viagem cultural a Braga, nomeada como a Capital Portuguesa da Cultura de 2025.
A iniciativa, promovida anualmente pelo Município de Castro Marim, teve como objetivo premiar o mérito académico dos alunos e proporcionar-lhes uma experiência educativa e cultural diversificada.

O programa incluiu visitas a locais de grande relevância histórica e artística, como o Theatro Circo — o mais antigo de Portugal e um dos mais antigos da Europa —, o Museu dos Bicainhos, o “gnration” – localizado no antigo quartel da GNR onde estão patentes exposições e existe um local de apoio ao empreendedorismo - e o emblemático Santuário do Bom Jesus de Braga.
Durante a visita ao Bom Jesus, por mero acaso, os jovens tiveram a oportunidade de assistir à competição de bombeiros pela subida mais rápida das suas escadarias, um momento de entusiasmo e admiração pelo espírito de superação, que culminou com um momento de convívio entre os alunos e os Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim.
A viagem incluiu ainda paragens em restaurantes típicos, permitindo aos alunos conhecer e degustar a gastronomia tradicional bracarense.
Um dos pontos altos da visita foi a participação dos alunos na apresentação do livro “Semear”, do escritor Pedro Seromenho, que se encontra em digressão por todo o país.
Cada aluno recebeu um exemplar, adquirido pelo Município, com uma dedicatória personalizada, bem como uma coleção de postais ilustrados e legendados sobre a cidade de Braga — uma recordação simbólica desta experiência enriquecedora.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Castro Marim reforça o seu compromisso com a valorização do mérito escolar e a promoção do conhecimento, da cultura e do património português junto das novas gerações.