Páscoa em Castro Marim

Este ano a celebração da Páscoa em Castro Marim foi marcada por variados eventos, dirigidos aos munícipes e turistas que escolheram o concelho para passar estes dias festivos. Desde a serra até ao mar, variadíssimas atividades brindaram a chegada sol e das temperaturas a fazer lembrar o verão.

Em Castro Marim, foram cerca de 500 os visitantes que passaram pelo Castelo, o­nde foram convidados a descobrir os ritos da Semana Santa, período compreendido entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa, através da exposição “Semana da Paixão”, com mais de três mil peças de cerâmica pintadas à mão, que recriam a paixão de Cristo, quando Jesus se entrega, voluntariamente, para ser crucificado a fim de pagar pelos pecados do seu povo. Um mercadinho de artesanato, produtos tradicionais e doçaria, organizado pela Junta de Freguesia de Castro Marim, animou ainda o Dia de Páscoa, que terminou com um concerto da Banda Musical Castromarinense na Casa do Sal.

As praias quentes de Altura – Alagoa, Cabeço e Praia Verde – foram o destino de eleição para muitos turistas nestas miniférias da Páscoa. Caracterizadas pelo vasto areal e águas calmas e amenas, foram muitos os que aventuraram já o primeiro mergulho do ano. Um feirinha da Páscoa animou a sede de freguesia, Altura, durante o fim-de-semana, com a venda dos doces típicos desta época festiva, como o folar, mas também com animação musical, a cargo do grupo “Mato Bravo” e do Grupo Etnográfico da Associação Amendoeiras em Flor. Para os amantes da corrida, o Clube Recreativo Alturense, organizou, nos dias 3, 4 e 5 de abril, o “Challenge Algarve Altura”, que atraiu equipas de atletismo de todo o país, num total de cerca de 500 atletas.

Na promoção de uma política de incentivo às iniciativas culturais e desportivas regulares, a Câmara Municipal de Castro Marim apoiou logisticamente todos os eventos, procurando reforçar a atratividade do concelho e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes.