Projeto “Radar Social” do Município de Castro Marim funciona em pleno com equipa técnica multidisciplinar

Ação Social

O projeto “Radar Social” do Município de Castro Marim, aprovado para apoiar famílias vulneráveis e inserido no Plano de Recuperação e Resiliência, arrancou esta semana com a contratação de uma equipa técnica multidisciplinar.

Esta equipa é constituída por duas técnicas superiores da área das ciências sociais, que irão implementar projetos piloto na área social, com o objetivo de referenciar e conhecer os problemas de pobreza e exclusão social no concelho de Castro Marim, para detetar precocemente situações de risco e agilizar formas de intervenção ajustadas a cada situação, através de um trabalho de parceria e cooperação com outras entidades.

A nova equipa vai desenvolver a sua atividade nas suas estruturas operacionais em grande proximidade e articulação com outras entidades, mobilizando uma rede de parcerias locais como o Município de Castro Marim, forças de segurança e serviços de segurança social, saúde, educação, ensino superior e justiça.

Prevê-se ainda a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social de pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as pessoas em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões.

A implementação do “Radar Social” está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente para erradicar a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares, a igualdade de género e reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.