Estrutura Residencial e Centro de Dia de Alzheimer e Demências de Castro Marim mostrou as suas qualidades e competências em Dia Aberto
A Estrutura Residencial e Centro de Dia de Alzheimer e Demências José Cabrita, em Castro Marim, mostrou as suas qualidades e competências adquiridas desde a sua inauguração num Dia Aberto, que decorreu na quinta-feira, dia 6 de fevereiro, promovido pela Autoridade de Gestão do Programa Regional do ALGARVE 2030.
As portas da Estrutura Residencial e Centro de Dia de Alzheimer e Demências José Cabrita abriram-se para receber visitantes e convidados, que ficaram a conhecer o edifício e o projeto que é pioneiro no apoio à saúde mental em Portugal, sendo a primeira unidade do género a sul do Tejo e uma das primeiras do país, promovida pela Santa Casa da Misericórdia e com o apoio do Município de Castro Marim.
![](https://cm-castromarim.pt/info/sites/cm-castromarim.pt/files/styles/focus_crop/public/noticias/imagem/img_5404_resultado.jpg?itok=BeDfJxGM)
A sessão de abertura contou com as intervenções da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, José Cabrita, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, e da diretora técnica Iola Fernandes.
Filomena Sintra salientou que “é muito bom haver uma instituição que esteja na linha da frente” nesta área e que “este projeto é a concretização da força das parcerias e revela a importância da dimensão humana, respeito e lealdade institucional no estabelecimento dessas mesmas parcerias”.
“É um projeto que também aconteceu porque, desde cedo, o Município de Castro Marim identificou este e outros investimento estratégicos na fase do mapeamento e estruturação dos programas regionais. Hoje é um orgulho para Castro Marim ser uma referência nacional nesta resposta social”, acrescentou.
A autarca sensibilizou ainda a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve “para a importância nesta aposta nos territórios menos competitivos, nos quais é necessário um maior reforço de meios e a coragem de promover a coesão, através da descriminação positiva”.
A Estrutura Residencial e Centro de Dia de Alzheimer e Demências José Cabrita recebeu um apoio de 1.5 milhões de euros dos fundos europeus, no âmbito do CRESC ALGARVE 2020, que foram investidos na construção do edifício, no desenvolvimento do trabalho especializado de investigação, análise e avaliação das melhores estratégias e práticas na abordagem à doença e numa Unidade de Promoção da Autonomia Pessoal e Intervenção com as famílias.
Este Dia Aberto decorreu no âmbito da iniciativa “Os Fundos Europeus na minha Região” e pretendeu abrir as portas a vários projetos financiados por fundos europeus no Algarve, com o objetivo de sensibilizar e incentivar os cidadãos a descobrirem projetos financiados pela União Europeia perto do local onde vivem, destacando a importância dos mesmos para o desenvolvimento regional.