Avança instalação de Base de Vida temporária para trabalhadores do empreiteiro que constrói hotel da Verdelago
Está atualmente a ser instalada uma Base de Vida provisória de apoio à empreitada de construção do hotel de cinco estrelas do empreendimento turístico Verdelago, na freguesia de Altura, com o objetivo de proporcionar boas condições de trabalho aos construtores.
A Base de Vida, localizada na Vista Real, é composta por 26 módulos de estruturas metálicas, sendo 20 deles para dormitório de pessoal, dois para refeitórios, dois para balneários, um para armazém e outro para receção.
É também na Vista Real que está aprovado um hotel destinado a servir de retaguarda para alojamento dos trabalhadores do próprio empreendimento Verdelago, que iniciou a sua exploração em 2023, nas componentes já construídas.
O promotor está ciente de que a globalidade do empreendimento Verdelago com o hotel de cinco estrelas implica a instalação de cerca de 300 postos de trabalho, com níveis de qualificação exigentes, que face às dificuldades de habitação da região precisariam de um elemento de sustentabilidade e atração. Prevê-se o início da sua construção no início de 2025.
No que refere à Base de Vida, prevê-se a sua desinstalação em 2026, com a inauguração do hotel do empreendimento Verdelago. Quando terminar a obra do empreiteiro Teixeira Duarte, já em funções, a Base de Vida será retirada e serão repostas as condições iniciais do terreno.
Esta é uma resposta rápida à crise da habitação que tem afetado o concelho de Castro Marim e a região algarvia, nomeadamente neste setor da construção, cujos trabalhadores não conseguem ter acesso a casas com preços acessíveis, dificultando a sua contratação por parte das empresas.
É também uma resposta que corresponde a todas as condições higienosanitárias exigíveis e que confere dignidade e respeito pela vida humana.