“Jovens pelo Ambiente” visitam aterro, aplicam cal e limpam zonas urbanas de Castro Marim

Ambiente

Os “Jovens pelo Ambiente” continuam o seu trabalho por um mundo e um futuro melhor, através da realização de várias iniciativas como uma visita a um aterro, a aplicação de cal em paredes e a limpeza de zonas urbanas do concelho.

O grupo de jovens teve a oportunidade de visitar e ficar a conhecer o aterro da Algar onde são depositados todos os resíduos da região e a uma estação de triagem, ficando a entender o circuito e destino de toda a separação.

Tal como decorreu na edição do ano passado, estes jovens procederam à aplicação de cal em vários muros da aldeia de Odeleite, uma técnica secular no concelho de Castro Marim que era um dos materiais base para a construção e fundamental para a conservação das casas tradicionais.

Nos últimos anos a cal tem caído em desuso e tem sido substituída pela tinta, apesar de ser considerada pelos especialistas como um material de futuro, por ser ecológico e mais económico, além de ser uma solução de acabamento superior, em particular nas construções mais antigas, contribuindo para a sua manutenção de uma forma mais eficaz.

Ainda esta semana, os “Jovens pelo Ambiente” percorreram as artérias de São Bartolomeu do Sul, procedendo à recolha de lixo e limpeza de ruas.

Mais imagens sobre esta notícia: