Ordem dos Templários instala Comendadoria de Santiago em Castro Marim

Cultura

No passado dia 23 de abril, a Ordem dos Templários esteve em Castro Marim na criação da Comendadoria de Santiago, que acolhe agora 13 membros, investidos nesse mesmo dia, numa cerimónia que decorreu na Igreja Matriz de N. Sra. dos Mártires.

A Ordem dos Templários é uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria, tendo sido fundada no rescaldo da 1ª Cruzada, em 1118. Em Portugal, os Templários desempenharam um papel determinante no período da Reconquista, nomeadamente na atividade militar contra os mouros e no povoamento do território. Extinta pelo Papa Clemente V, a Ordem dos Templários era detentora de um vasto património que, por direito, pertenceria à Santa Sé, o que ameaçava a soberania do rei português D. Dinis. Na sequência disto, em 1319, D. Dinis propõe a criação da Ordem de Cristo, justificada pela necessidade de defender a costa algarvia dos ataques de piratas e piratas magrebinos. Embora a luta contra o Infiel tivesse terminado em 1249, este argumento captava as boas graças do papado, que acabaria por decretar a criação da nova Ordem religioso-militar. A 1ª sede da Ordem de Cristo foi o Castelo de Castro Marim, com um dos mais sólidos sistemas defensivos de todo o Reino do Algarve e situado na fronteira marítima com Marrocos e nas imediações da comunidade islâmica de Granada.

No âmbito da Investidura Templária e das comemorações do 25 de Abril no Município de Castro Marim, decorreram, no mesmo dia, na Casa do Sal, a apresentação do livro “O primeiro Carimbo Comemorativo dos CTT do concelho de Castro Marim”, de Francisco Matoso Galveias, e o lançamento de uma edição limitada de um selo comemorativo da Comendadoria de Santiago, seguindo-se o emotivo concerto de Harpa Céltica, por Helena Madeira.

Na investidura templária, uma cerimónia solene e pública em que foram nomeados os novos cavaleiros e damas, estiveram presentes líderes e membros da Ordem dos Templários, bem como por diversas entidades eclesiásticas, civis e militares. Nesta reunião magna participaram cerca de 40 templários, vindos de Portugal e Espanha. A cerimónia terminou com a bênção e inauguração da escultura do Cavaleiro da Ordem, na rotunda sul de Castro Marim, da autoria do escultor Carlos Correia.

“Estamos orgulhosos e honrados porque estamos a fazer jus à história e à cultura de Castro Marim. Além do mais, realizamos o evento medieval com maior qualidade do país e temos agora uma rotunda alusiva à matéria que dignifica Castro Marim”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que se manifestou honrado por trazer ao concelho uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria.