Praias

O Concelho de Castro Marim possui uma extensão de cerca de 3 km de costa, com condições de excelência para a prática balnear, areais extensos de areias brancas e finas e águas calmas e de temperaturas amenas, fortemente influenciadas pelo mediterrâneo.

O clima ameno, as longas horas de sol, as vastas áreas naturais de pinhal, sapal e de dunas e a sua convivência harmoniosa com as zonas habitacionais adjacentes favorecem e completam esta oferta qualificada, bastante apreciada pelos turistas.

Na extensão de costa referida, que integra a região do sotavento Algarvio e a bacia hidrográfica das Ribeiras do Algarve (RH8) estão classificadas três praias: Alagoa/Altura, Praia Verde e Praia do Cabeço, cuja qualidade tem vindo a merecer a classificação de Qualidade de Ouro (classificação atribuída pela Quercus), sendo igualmente praias com galardão Bandeira Azul e dotadas de condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, tendo sido distinguidas com o galardão “Praia Acessível” desde 2005.

As praias referidas possuem áreas concessionadas, com aluguer de toldos e vigilância durante a época balnear, sendo a limpeza mecânica e manual das mesmas assegurada pela Câmara Municipal e pelos concessionários nas zonas concessionadas e sua envolvente.

As praias do concelho de Castro Marim apresentam excelente qualidade da água, atestada pelos resultados do controlo analítico da qualidade da água balnear a que são sujeitas, sendo este controlo efetuado nas três zonas balneares classificadas. 

Esta monitorização decorre durante o período de 01 de junho a 30 de setembro, sendo da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) Ex (ARHAlgarve) através do seu Programa Oficial. As respetivas análises são efetuadas pelo Laboratório de Águas da APA-ARH Algarve, de acordo com calendário de amostragem previamente estabelecido pelo Instituto da Água, I.P. (INAG, I.P.), sendo a respetiva periodicidade mensal no caso de Castro Marim.

A divulgação dos resultados do controlo analítico, para além da publicação na página da internet do município, é efetuada através da afixação nos painéis de informação das respetivas praias, no Serviço de Apoio ao Munícipe da Câmara Municipal de Castro Marim e na página da APA, onde poderá aceder a todo o histórico.

Consulte aqui o Controlo Analítico da qualidade da água Balnear

AgênciaPortuguesadoAmbiente,I.P.

All the beaches of the municipality have excellent conditions for bathing and leisure therefore flying the blue flag award. The pleasant climate average, long hours of sunshine, some of the best tourist facilities and vast natural areas of pinewoods, marshes and dunes, favor and complete this qualified offer

 

Praia de Alagoa/Altura

Coordenadas: Lat. 37,21752º; Long.-7,445482º (ETRS 89)

Morada: Altura 8950 Castro Marim, Portugal

Descrição:

Zona de água balnear costeira situada em praia não urbana com uso intensivo inserida na rede natura 2000: Ria Formosa/Castro Marim. Praia de areia dourada, com imenso areal, com uma extensão da frente de praia de cerca de 640 m e largo cordão dunar com a sua vegetação típica, habitat de espécies autóctones/emblemáticas a preservar como o camaleão. Na sua água balnear, de excelente qualidade e temperaturas amenas, é provável a ocorrência de alforrecas e de algas. Praia vigiada com nadador salvador nos 4 apoios balneares e 1 apoio recreativo. Possui condições para a prática desportiva, possuindo um campo de jogos (futebol e voleibol de praia) e condições adequadas à prática de Windsurf e kitesurf, sendo estas modalidades desenvolvidas nas zonas costeiras adjacentes à zona balnear. Na proximidade da praia existe também um polidesportivo. A Praia tem acesso direto ao centro da localidade de Altura e amplo parque de estacionamento.

 

Praia Verde

Coordenadas: Lat. 37,21752º; Long.-7,445482º (ETRS 89)

Morada: Praia Verde 8950 Castro Marim, Portugal

Descrição:

Zona de água balnear costeira situada em praia equipada com uso condicionado, associada a sistemas naturais sensíveis, inserida na rede natura 2000: Ria Formosa/Castro Marim. Praia de areia dourada, com uma extensão de frente de praia de cerca de 400 m, com grande extensão de dunas bem preservadas e a sua flora típica, envolvidas por pinheiros mansos. Por se situar numa zona de relevo mais elevado, no acesso à praia é facultada uma vista privilegiada sobre a mesma e a sua envolvente, desde a baía de Monte Gordo até à Manta Rota, provavelmente uma das melhores vistas do Algarve. Na sua água balnear, de excelente qualidade e temperaturas amenas, é provável a ocorrência de alforrecas e de algas. Praia vigiada com nadador salvador nos 2 apoios balneares e com condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada tendo sido distinguida com o galardão “Praia Acessível” desde 2008. A Praia tem acesso direto à urbanização e à EN 125, sendo o estacionamento limitado.

 

Praia do Cabeço

Coordenadas: Lat. 37,21752º; Long.-7,445482 º (ETRS 89)

Morada: Praia do Cabeço 8950 Castro Marim, Portugal

Descrição:

Zona de água balnear costeira situada em praia equipada com uso condicionado, associada a sistemas naturais sensíveis, inserida na rede natura 2000: Ria Formosa/Castro Marim. Praia de areia dourada, com extenso areal e uma frente de praia de cerca de 800 m, marginada por dunas bem preservadas e sua flora típica, habitat de espécies autóctones/emblemáticas a preservar como o camaleão. Praia vigiada com nadador salvador nos 4 apoios balneares e um apoio recreativo. Possui condições para a prática de desportos náuticos tais como Windsurf e kitesurf, sendo estas modalidades desenvolvidas nas zonas costeiras adjacentes à zona balnear. Na sua água balnear, de temperaturas amenas, é provável a ocorrência de alforrecas e de algas. Trata-se de uma praia com caraterísticas naturais envolvida por largos pinhais, nomeadamente o pinhal do gancho e a mata nacional das dunas litorais de Vila Real de Santo António, com ligação à ciclovia e circuitos pedonais existentes na mata, onde também existe uma lagoa onde é possível efetuar observação de aves. Esta zona balnear, embora tranquila e com caraterísticas naturais, tem acesso direto à urbanização da Retur e à EN 125.

 

Conselhos de utilização

·        Não abandone qualquer tipo de lixo no mar ou no areal;

·        Utilize os equipamentos destinados à recolha seletiva de papel/cartão, plástico/metal e de lixo comum colocados na praia;

·        Não leve o seu animal de estimação para a praia, não são permitidos animais na praia durante a época balnear;

·        Não pise as dunas nem destrua ou recolha a vegetação das mesmas;

·        Utilize os cinzeiros de praia disponibilizados pelos concessionários;

  • Utilize as papeleiras só para colocação de pequenos resíduos, não faça delas um contentor;
  • Preserve o ambiente das nossas praias e faça da mudança a sua praia;

 

Nós não herdamos a terra dos nossos pais, mas pedimo-la emprestada aos nossos filhos ... para devolver aos nossos netos...

Mais imagens relacionadas: