Casa do Sal

A Casa do Sal resulta da recuperação de um antigo armazém da Vila, sendo este um edifício com grande valor patrimonial, conhecido na vila como a “Balalaica”. Antigamente, nesta zona costeira, existiam inúmeros exemplos deste tipo de edifício, que eram utilizados para as mais variadas funções, todas elas ligadas à economia local. Com o decorrer do tempo e com as alterações económicas e sociais que a região assistiu, muitos destes edifícios foram sendo substituídos por outros, abandonados ou reconvertidos.

A obra de requalificação levada a cabo pela Câmara Municipal permitiu que o edifício tivesse sido valorizado através de uma fiel e rigorosa recuperação com materiais e técnicas tradicionalmente características da região, cujo projeto de execução foi realizado no âmbito do projeto “Sal do Atlântico” Interreg III B, Arco Atlântico e a obra co-financiada pelo projeto PROMAR.

A Casa do Sal trata-se de um polo dinamizador da cultura e da valorização e promoção da salinicultura tradicional, com diversas áreas funcionais, tendo como objetivo promover atividades sociais, culturais e recreativas. É, sobretudo, um espaço que se pretende dinâmico e próximo da comunidade.

Neste espaço, é possível visualizar um filme que retrata a atividade salinícola, ilustrando as várias fases da produção e colheita do sal tradicional vs. industrial, denominado “Safra”. No seu pátio interior, como tributo a esta atividade tão importante quanto característica da vila foi elaborada uma pintura mural, da autoria de Abel Viegas, que pode ser descoberta durante a visita a este equipamento cultural.

A Casa do sal contempla, também, um espaço promocional dedicado aos produtos da salinicultura tradicional de Castro Marim.

A visita a este espaço pode ser complementada e articulada com uma visita à “ Salina Félix” (de abril a outubro, de acordo com as condições climatéricas), recuperada e revitalizada no âmbito do mesmo projeto, e em exploração desde 2008, a cargo da empresa municipal Nov Baesuris. As visitas à Salina podem ser previamente agendadas através do contato com a empresa municipal Nov Baesuris 281 510 160 ou novbaesuris@cm-castromarim.pt

 

A Salinicultura de Castro Marim

 

Casa do Sal

Rua São Gonçalo de Lagos
Telefone: 281 510 740 (Câmara Municipal)

Todos os dias, entre as 10h00-13h00 e as 14h00-18h00.

 

Mais imagens relacionadas: