Projetos Educativos

Actividades de Apoio à Família na Educação Pré-escolar

Esta acção assegura em todos os jardins-de-infância da rede pública um calendário e um horário de atendimento às crianças compatível com as necessidades das famílias através de serviços de refeições e de prolongamento de horário, recorrendo à colocação de pessoal auxiliar de animação socioeducativa.

 

Projecto “Férias Ativas”

No âmbito da estratégia de ocupação dos tempos livres das crianças do concelho, e estando também implícita a preocupação em proporcionar uma ajuda às famílias que têm dificuldades em acompanhar os seus educandos nos períodos de interrupção letiva, a Câmara Municipal desenvolveu um projeto que engloba um conjunto de atividades sociais, culturais e recreativas e envolve as crianças do município, durante as interrupções letivas.

O presente projeto visa uma ocupação saudável dos tempos livres das crianças, no sentido de quebrar rotinas, como forma de prevenir situações de abandono escolar, potenciar um desenvolvimento harmonioso e um equilíbrio físico, psicológico e social destas mesmas crianças.

Pretende-se proporcionar um espaço de convívio e lazer, procurando sensibilizar para a importância da prática desportiva, educação para a cidadania, questões cívicas de defesa e preservação do meio ambiente, artes plásticas, entre outras.

População-alvo: Crianças do 1º e 2ºciclos de ensino residentes no Concelho de Castro Marim.

 

Tipologia das Atividades realizadas no âmbito do projeto:

Atividades na Pavilhão Municipal:

- Jogos de equipa (futebol, basquetebol, voleibol, …)

- Ginástica

- Canoagem (apenas nas Férias de Verão)

- Praia (apenas nas Férias de Verão)

- Passeios pedestres, …

 

Atividades na Piscina Municipal:

- Natação

- Hidroginástica

- Jogos de água

 

Atividades na Biblioteca Municipal

- Cinema

- Hora do Conto

- Criação de hino e coreografia alusivos às “Férias Ativas”

- Teatro de fantoches

- Elaboração de folheto informativo dos pontos de interesse do concelho de Castro Marim e das atividades de Verão

- Jogos lúdico-pedagógicos

- Ateliers de artes plásticas e de reciclagem

- Workshop de Banda Desenhada

- Aula de xadrez

- Aulas de piano

 

 

Parcerias

Quinta do Vale, S.A. – Golf Resort

- Prática de Golfe

 

Associação Naval do Guadiana

- Prática de Vela

 

Sociedade Recreativa Popular Banda Musical Castromarinense

- Aulas de música

 

Mundo Rural – Companhia das Culturas, Fazenda São Bartolomeu   

- Contacto com actividades desenvolvidas na área da Agricultura (colheita de alfarrobas e hortícolas) e Pecuária (Equitação; contacto e alimentação de aves domésticas)

- Fabrico de pão, queijo, doçaria.

 

Visitas de Estudo:

- Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e V.R.S.A.

- Farol de Vila Real de Santo António

- Centro de Ciência Viva de Tavira – atividades para aprender a conhecer a ciência

- Bombeiros Voluntários de V.R.S.A.

- Centro de Interpretação do Território de Castro Marim

- Atelier de arqueologia no castelo de castro Marim

- Ateliers de teatro

 

Estrutura dos grupos:

Formam-se grupos de, aproximadamente, 25 crianças, divididas de acordo com a faixa etária (dos 7 aos 12 anos) e ano de escolaridade a que pertencem, enquadrados em 2 núcleos – Altura (crianças residentes na freguesia de Altura) e Castro Marim (alunos residentes nas freguesias de Castro Marim, Azinhal e Odeleite).

 

Recursos Humanos:

Atendendo ao número de crianças por grupo, são afetos 2 monitores por cada um. Os monitores, além dos funcionários da Autarquia afetos ao projeto, são estudantes universitários do concelho, pretendendo-se assim proporcionar a estes alguma experiência profissional, de contacto direto com as crianças e, ainda, a ocupação dos seus tempos livres, incutindo-lhes responsabilidade e maior autonomia.

 

Horário: de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 17h30.

 

As refeições estão incluídas e são asseguradas pela Empresa Municipal NovBaesuris, no Jardim-de-infância de Castro Marim. O pagamento das mesmas é realizado de acordo com o posicionamento do Escalão do Abono de Família declarado pela Segurança Social.