Nova Praia em Castro Marim

Ambiente
Patrimónios
Turismo

Com a alteração simplificada ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura-Vila Real de Santo António (POCC), operada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2016, de 19 de Outubro de 2016, ocorreu um alargamento da Unidade Balnear da Praia de Alagoa/Altura (UB1), tendo sido abrangida por este a zona vulgarmente designada por “Praia das Primas”, que embora fosse zona costeira não estava integrada nas unidades balneares constituintes da Praia de Altura (definidas pelo POOC aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2005,de 27 de junho). Nesta zona poente da Praia de Altura foi ainda criada uma nova Unidade de Recreio Náutico (URN), na zona de fronteira entre o concelho de Castro Marim e o de Vila Real de Santo António.

Através da alteração ao instrumento de ordenamento em causa foi também designada uma nova praia no Concelho de Castro Marim, a Praia de Verdelago, situada entre a Praia Verde e a Praia de Altura.

Em virtude destas alterações, na próxima época balnear (2018) as unidades balneares e unidade recreativa em causa irão já beneficiar de vigilância e assistência a banhistas, bem como serviço de aluguer de toldos, desportos e atividades de recreio náutico e outros serviços completares, uma vez que estarão concessionadas através dos respetivos Títulos de Utilização do Domínio Hídrico pelo período de 10 anos.

Os concursos públicos para atribuição destes e outros Títulos de Utilização do Domínio Hídrico nas praias de Alagoa/Altura, Verdelago e Cabeço, foram lançados no final de 2017 pela Capitania de Porto de Vila Real de Santo António, entidade com jurisdição sobre esta área do Domínio Público Marítimo (DPM) estando as mesmas em fase de avaliação de propostas.

Perspetiva-se portanto a disponibilização aos utentes das praias de Castro Marim de um maior nível de segurança e conforto numa extensão de costa mais alargada.