Festa em Honra de Nossa Senhora dos Mártires acolheu milhares de pessoas durante cinco dias em Castro Marim

Cultura

Milhares de pessoas passaram pela Festa em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, que decorreu entre os dias 12 e 17 de agosto, em Castro Marim, com uma programação recheada de música portuguesa, atividades religiosas e desportivas e artesanato.

O primeiro dia arrancou com uma missa e a Procissão das Velas pelas artérias da vila de Castro Marim, enquanto a 13 de agosto a imagem de Nossa Senhora dos Mártires percorreu algumas localidades do concelho, nomeadamente São Bartolomeu, Junqueira e Monte Francisco.

No dia seguinte, a 14 de agosto, abriram-se as portas da Mostra de Artesanato e do recinto da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, com um baile popular a cargo de Zé Aníbal.

Nessa mesma noite subiu ao palco a Orquestra Sérgio Peres, 25 anos depois da sua última atuação em Castro Marim, que recordou o passado com os seus grandes êxitos e apresentou novos temas originais

Os protagonistas da noite de 14 de agosto foram o Grupo RAYA, uma banda espanhola, natural de Sevilha, que animou os presentes ao som de muitos sucessos de “nuestros hermanos”, contagiando o público com a sua energia.

O ponto alto destas celebrações decorreu a 15 de agosto, começando pela manhã com o hastear da Bandeira Nacional na Câmara Municipal de Castro Marim, seguido da sétima edição do Torneio de Futsal em Memória de Nelson Solá, que decorreu no Pavilhão Municipal José Guilhermino Anacleto.

À tarde iniciaram-se as atividades religiosas na Igreja Matriz de Castro Marim com a Recitação do Terço, a Missa Solene e a grande Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, que juntou os residentes e os visitantes num momento único de fé.

Já no recinto da Mostra de Artesanato, o palco acolheu um concerto da dupla algarvia Só Nós Dois, que antecederam a uma grande atuação do reconhecido artista português Rui Veloso, que veio a Castro Marim celebrar os seus 45 anos de carreira, interpretando os seus maiores êxitos à frente de uma multidão que se juntou na Zona Envolvente à Casa do Sal.

A noite terminou ao som de música eletrónica a cargo de Gustavo Vera e Jonny V, que proporcionaram uma Neon Night Party.

No sábado, dia 16 de agosto, o grupo de dança ARUTLA, do Clube Recreativo Alturense, voltou a apresentar o seu talento em várias idades e diversos géneros artísticos, numa atuação repleta de energia.

O grande protagonista da noite foi o quarteirense Dino d’Santiago, que apresentou um espetáculo único, acompanhado de uma talentosa banda, onde apresentou os seus maiores êxitos que misturam a música portuguesa com sonoridades africanas.

O final da noite ficou a cargo do DJ Wilson Honrado, da Rádio Comercial, que demonstrou a sua mestria na mesa de mistura.

Para terminar a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Mártires com a prata da casa, o Revelim de Santo António acolheu um concerto de verão da Sociedade Recreativa Popular – Banda Musical Castromarinense.

O evento foi organizado pelo Município de Castro Marim, em parceria com a Junta de Freguesia de Castro Marim e a Paróquia de São Tiago.

Mais imagens sobre esta notícia: