Castro Marim celebra os 50 anos do 25 de Abril com música e desporto por todo o concelho

Cultura

O Município de Castro Marim assinalou o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos de 1974 com uma programação repleta de atividades culturais e desportivas, que vão continuar a prolongar-se até ao final do ano.

O dia 25 de abril abre com o hastear da Bandeira Nacional no edifício dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara e pelo presidente da Assembleia Municipal, na presença da Banda Musical Castromarinense, Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim, autoridades militares, religiosas e civis locais.

A Praça 1.º de Maio acolheu uma distribuição de cravos pela população, a largada de pombos pela Sociedade Columbófila Castromarinense e a inauguração da instalação artística “Cravos D’Abril” do Agrupamento de Escolas do concelho e da Santa Casa da Misericórdia.

Um dos destaques da manhã foi a interpretação da canção “Uma Gaivota Voava, Voava”, pelos alunos das Atividades de Enriquecimento Curricular de Arte, Ambiente e Música, com o apoio e participação de Fátima Valentim e Nelson Ramiro.

A Sociedade Recreativa Popular - Banda Musical Castromarinense, num ano em que comemora também o seu 100.º aniversário, a convite do Município, percorreu todas as freguesias da serra ao mar com a sua composição musical, para além de se apresentar em pequenas arruadas, agora também com a “Grândola Vila Morena” e com a participação de crianças que distribuíram cravos, o símbolo da revolução, por todos os que vieram à rua para aplaudir a liberdade.

A manhã ficou ainda marcada por um passeio de BTT da Rodactiva em Castro Marim e outro de cicloturismo em Altura com os Leões do Sul e o Clube Recreativo Alturense, além de um Torneio Familiar de Futsal com a União Desportiva Castromarinense.

Durante todo o dia decorreu ainda uma oficina criativa intitulada “Cartazes pela Liberdade”, pela Tecelã e Elias Gato, na Estação das Artes em São Bartolomeu.

As celebrações terminaram com um Jogo Convívio Tradicional de Futebol 11 de adeptos do Benfica e Sporting, em Altura, e um surpreendente concerto de Ana Laíns e António Saiote no auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim, com arranjos e composição de músicas que evocam a liberdade, a democracia, a paz e o fado.

Foi um espetáculo com canções do nosso imaginário coletivo, da autoria de Manuel Freire, Paulo de Carvalho, Chico Buarque, Amália Rodrigues, José Mário Branco, Sérgio Godinho e José Afonso.