Programa inovador de combate ao Stress em Castro Marim

Saúde

“Há quanto tempo ninguém te abraça?”. São os fatores emocionais os responsáveis por cerca de 60% das doenças que chegam aos gabinetes dos médicos. “60% das doenças são psicossomáticas”, garantiu, na passada quarta-feira à noite, o Dr. Hector Ricardo Ojunian, na apresentação de um programa, promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim, que promete ajudar a ultrapassar o stress. Levantar o histórico de vida emocional do indivíduo, segundo o médico e professor universitário, mestrado em Saúde Coletiva, pode explicar a origem de algumas doenças.

“O Presidente Francisco Amaral é um inovador, se existissem mais programas como este e outro aqui promovidos - combate à obesidade e combate ao tabagismo - , programas com uma visão humanista, onde se resgata a escuta ativa dos clínicos, as salas de espera dos hospitais e clínicas estariam muito menos cheias”, garantiu o médico.

Aos presentes, o Dr. Hector Ojunian deixou alguns alertas, como “evitar evitar conflitos”, assegurando que a ideia da mudança pode assustar, mas, em psicologia, a repetição “é a morte”.

O programa de combate ao Stress em Castro Marim tem as inscrições abertas e arranca na próxima quarta-feira, dia 19 de Abril, pelas 21 horas, também na Biblioteca Municipal. Para se inscrever deverá contactar a Câmara Municipal de Castro Marim, através dos números 281 510 754 / 927 246 386.