Casa de idosos na Choça Queimada fustigada por mini-tornado foi reabilitada pelo Município de Castro Marim
Em outubro de 2023, dois idosos de 87 e 93 anos ficaram desalojadas depois da sua habitação ser altamente fustigada por um mini-tornado, que decorreu devido à depressão Babet que se abatia na região algarvia, assinalada naquele dia com aviso amarelo devido à precipitação.
Passado um ano, os dois idosos estão novamente felizes no seu lar, que foi um dos mais afetados pelo mau tempo que se fez sentir naquele dia, a quem se deseja saúde para a vida.

O Município de Castro Marim executou as obras com fundos próprios, tendo realizado novas coberturas, rebocos, pinturas e instalado novas portas e janelas.
Cada vez são mais comuns este tipo de ocorrências nos territórios e não existem mecanismos pensados para uma intervenção rápida, tendo que, neste caso, o Município de Castro Marim assumi-lo diretamente.
No entanto, são situações pontuais e devia existir no ordenamento jurídico e na Proteção Civil nacional medidas e fundos de emergência suficientes para ocorrências que se venham a considerar completamente anómalas.
Em 2021 ocorreu uma situação semelhante, devido ao grande incêndio que afetou os concelhos de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Tavira, tendo a Câmara Municipal feito uma parceria com entidades privadas, a fim de conseguir rapidamente a reconstrução de habitações destruídas.