"Jovens pelo Ambiente" experimentam salinicultura tradicional

Ambiente
Patrimónios

Os “Jovens pelo Ambiente” tiveram a oportunidade de aprender e viver a salinicultura tradicional, um dos elementos mais fortes do património natural castromarinense. Na passada terça-feira, este grupo de jovens desceu aos pequenos talhos e aprender a recolher o sal manualmente, com as técnicas ancestrais dos salineiros de Castro Marim.

Castro Marim é, neste momento, o núcleo mais representativo da salicultura tradicional, não só por ser uma unidade geográfica bem definida, mas também porque aqui persiste a maior comunidade de salinicultores artesanais. Nesta “vida do sal” reside o âmago da identidade cultural castromarinense.

Com esta e outras iniciativas, o Município procura precisamente promover esta cultura, dando-lhe a visibilidade e o destaque que merece, através de um plano de ações integradas para promover a atividade salineira, enaltecer a profissão do “salineiro” e promover os produtos “sal e flor de sal de Castro Marim”.

Recorde-se que o “Sal e Flor de Sal de Castro Marim” é DOP – Denominação de Origem Protegida desde 2020, um contributo fundamental na afirmação do sal como marca territorial.

O programa “Jovens pelo Ambiente” nasceu há três anos no Município de Castro Marim, com o objetivo de cuidar ativamente e valorizar o espaço e o património público e sensibilizar a comunidade para a mesma causa.

Mais imagens sobre esta notícia: