Palco do Acordeão em Castro Marim

Cultura

A Casa do Sal, em Castro Marim, foi este ano eleita “Palco do Acordeão”. Decorreu ontem à noite a 11ª edição deste evento, que visa promover a musicalidade deste instrumento musical, fundido nas raízes da cultura algarvia.

As honras de abertura do “Palco do Acordeão” couberam à Escola de Acordeão de Castro Marim, que é hoje uma referência regional e nacional no ensino deste singular instrumento musical, contando nas suas fileiras com alunos do concelho, mas também de Mértola, Alcoutim, Vila Real de Santo António, Tavira e Ayamonte.

O Festival Internacional do Acordeão marcou a segunda parte deste Palco, com a atuação de reconhecidos acordeonistas, tais como Luciano Company, João Filipe Guerreiro, Tino Costa. Fernando Inês, Leonel Mateus, Andreia Sofia e o Duo de António Bernardo e Barradinhas.

O momento alto desta edição do “Palco do Acordeão” foi a comemoração dos 50 anos de carreira do grande acordeonista Tino Costa, que conta já com a edição de 50 Singles, 8 LP’s , 2 CD’s e 15 K7’s, onde a música popular portuguesa é executada com expressão e respeito pelas raízes culturais de Portugal.

A 11ª edição do “Palco do Acordeão” em Castro Marim foi uma organização da Associação Mito Algarvio, do Centro de Cultura e Desporto (CCD) da Câmara Municipal e da Câmara Municipal de Castro Marim.