Teatro, música e desporto celebram os 50 anos do 25 de Abril em Castro Marim

Cultura

Os 50 anos da democracia e da Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974 já começaram a ser celebrados no concelho de Castro Marim, com uma programação diversificada que se vai estender ao longo de todo este ano e que envolve pequenos e graúdos e grandes artistas da música e do teatro.

As comemorações tiveram início em março, com a peça de teatro “A que cheira a Liberdade?”, apresentada aos alunos do 2.º e 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, e continuam na Biblioteca Municipal com a mostra documental “A Palavra Proibida – Autores e obras proibidos pela censura”, ao mesmo tempo que está patente a exposição “25 de Abril – Presente e Futuro sempre com a força dos trabalhadores”, até ao final do mês.

A 24 de abril, um dia antes das celebrações oficiais, está agendado para as 12h00 um Encontro Regional do Algarve sobre Rodas do Desporto Escolar, enquanto pelas 21h30 sobe ao palco do auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim a peça de teatro “Nome: Natália”.

Esta peça de teatro conta com a participação de Maria Emília Castanheira e Maria Helena Torres, com entrada livre mediante reserva na Biblioteca Municipal ou através do telefone 281 510 747.

O espetáculo pretende assinalar o centenário do nascimento da poetisa, romancista, dramaturga e ensaísta Natália Correia, considerada uma figura ímpar da cultura portuguesa.

As celebrações oficiais deste 50.º aniversário decorrem a partir das 09h00 do dia 25 de abril, com o hastear da Bandeira nos Paços do Concelho e uma largada de pombos pela Sociedade Columbófila Castromarinense.

A Praça 1.º de Maio volta a ser o palco principal destas comemorações, que contarão também com a participação dos alunos do concelho, que vão interpretar a canção “Uma Gaivota Voava, Voava” e apresentar uma instalação artística intitulada “Cravos D’Abril”.

Pelas 09h30 vai decorrer a tradicional arruada da Banda Musical Castromarinense, que também passará por outros locais do concelho como Furnazinhas, Alta Mora, Odeleite, Azinhal, Junqueira, Monte Francisco, Pisa Barro, São Bartolomeu e Altura.

À mesma hora está agendado um passeio de BTT pela Rodactiva, que partirá da Praça 1.º de Maio.

Já em Altura haverá um passeio de cicloturismo pelos Leões do Sul e pelo Clube Recreativo Alturense, pelas 10h00, e um jogo convívio tradicional de futebol entre os adeptos do Benfica e do Sporting, às 17h00.

O dia do aniversário do 25 de Abril termina pelas 18h30 no auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim com um concerto de Ana Laíns e António Saiote, que irão interpretar “Canções da Revolução”.

O Ensemble que subirá ao palco é composto por António Saiote no clarinete, Ana Laíns na voz, Sandra Martins no violoncelo e Paulo Loureiro ao piano, com um reportório que inclui temas de Paulo de Carvalho, Amália, José Mário Branco, José Afonso ou Sérgio Godinho.

Para assistir a este concerto, com entrada gratuita, deve reservar antecipadamente o seu bilhete na Biblioteca Municipal ou através do telefone 281 510 747.