Programa de Combate à Obesidade

Sensível à problemática da obesidade e das dificuldades que o cidadão comum encontra perante esta doença, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia do século XXI, especialmente, na falta de resposta efetiva do Sistema Nacional de Saúde, o Município de Castro Marim disponibiliza aos seus munícipes o seu Programa de Combate à Obesidade.

 

 

O Programa de Combate à Obesidade foi constituído com base nos recursos existentes no concelho, em articulação com:

 

Unidade de Saúde Familiar de Castro Marim

Médico de Família tem um papel fundamental no acompanhamento clínico e no encaminhamento dos utentes para o Gabinete de Prescrição do Exercício Físico do Município.

 

Gabinete de Prescrição do Exercício Físico do Município

Neste contexto, o técnico de Desporto do Município, realiza a avaliação física dos utentes e, em função das condições em que se apresentam, prescreve o tipo de exercício físico e intensidade adequada.

A avaliação efetuada consiste na aplicação da uma anamnese e medições antropométricas. Com recurso a uma balança de bioempedância obtém-se informações relativas ao peso, % de massa gorda, % massa muscular, IMC, % de água corporal e gordura visceral. São igualmente realizadas medições do perímetro abdominal, perímetro do peito e perímetro da anca dos utentes, dados fundamentais para o processo de avaliação e acompanhamento.

Estes dados são encaminhados posteriormente para a Nutricionista.

 

Nutricionista

Consciente de que esta área é chave fundamental, o Município de Castro Marim disponibiliza uma nutricionista que, nas suas consultas, analisa individualmente os hábitos alimentares dos utentes encaminhados, prescreve um plano alimentar personalizado e realiza o acompanhamento necessário no processo da perda de peso.

 

Psicólogo

A obesidade caracteriza-se, não só pelos danos nefastos em termos de saúde física, mas também, pelos problemas psicológicos a ela associados.

Neste capítulo, o Município considera imprescindível a inclusão no programa de um especialista da área para realizar acompanhamento neste processo complexo.

Neste caso, a Psicóloga ao serviço do Município, numa primeira fase, realiza uma entrevista individual a cada utente, passando depois a sessões de grupo.

 

Atividades associadas ao Programa de Combate à Obesidade

Reuniões técnicas

Os técnicos envolvidos no programa realizam reuniões visando a partilha e discussão de informação: sobre as avaliações, coordenação de ações e definição de estratégias tendo em vista a melhoria do programa.

 

Eventos/ações

Workshops de alimentação saudável e exercício físico – dirigidos à população-alvo

Marchas

Encontros do Exercício Físico

 

Como entrar no programa?

1 - O Médico de família encaminha para o Gabinete de Prescrição de Exercício Físico do Município.

2 – Os Técnicos de Desporto do Município, por via das atividades que realizam, sinalizam e encaminham para o Gabinete de Prescrição de Exercício Físico do Município.

3 – Inscrição – Os utentes, por iniciativa própria, podem dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Municipe do Município de Castro Marim e realizar a sua inscrição.

Os utentes que iniciam o processo, independentemente da via de opção apresentada, recebem um contacto, através do telefone, com a indicação da consulta de avaliação física, de nutrição ou de psicologia.

Mais imagens relacionadas: